Definido novo modal do sistema de transporte coletivo para Manaus

12-12meloA Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado ‘bateram o martelo’ sobre o modal de transporte coletivo mais indicado para a cidade. A definição foi nesta sexta-feira, 12, em reunião entre o prefeito Arthur Virgílio Neto e o governador José Melo. Outras prioridades para Manaus também foram discutidas no encontro.

“Está decidido! Manaus agora terá, de fato, o BRT – Bus Rapid Transit”, afirmou o prefeito. “Ele (o govenador) foi muito correto e entendeu que quem deve definir o modal é a prefeitura. Concordamos que o melhor para capital é trabalharmos em conjunto e, assim, oferecermos aquilo que a população precisa: um sistema que atenda toda a cidade de maneira eficiente, sem que cada um puxe para um lado diferente”, completou.

A reunião entre Arthur e Melo foi realizada na sede do Governo, na Compensa, zona Oeste. Questões relacionadas à mobilidade urbana, coleta de resíduos sólidos e ações de combate à dengue e à febre chikungunya também foram debatidas. “Conversamos bastante sobre o futuro e sobre a crise econômica que se abate sobre o Brasil. Falamos sobre como proceder com os nossos convênios e o que fazer para enfrentar as chuvas desse inverno rigoroso que se aproxima na nossa região”, ressaltou Arthur.

Outros encontros com técnicos da prefeitura e do Estado devem ocorrer nos próximos dias para a definição das prioridades do Município para 2015. Com base nesses estudos, novas parcerias serão firmadas entre os dois poderes. “Algumas medidas são urgentes e outras serão bem planejadas. A perspectiva é de realizarmos, mais que nunca, ações em conjunto para enfrentarmos as dificuldades e melhorarmos a qualidade dos serviços oferecidos por nós”, pontuou o prefeito.

Reforma administrativa

Ainda segundo Arthur, assim como o governador José Melo já confirmou, em meados de janeiro do próximo ano ele também irá anunciar uma nova reforma administrativa em sua gestão. “Vamos enxugar despesas, não temos outra alternativa. É hora de cortar no custeio para fazer sobrar dinheiro para investimento, porque a crise econômica não será fácil. Esse é um ponto em comum em nosso modo de governar e estou muito confiante no trabalho que vamos desenvolver a partir de 2015”, destacou.

Iluminação pública

Outra novidade apresentada pelo prefeito foi o novo projeto de iluminação pública da capital amazonense, que vai incorporar ao cenário urbano luzes de led. A meta é que até o final de 2016, quando se encerra a atual gestão, 96% da cidade já conte com o novo modelo de iluminação pública.

“Pedi ao Melo que nos indique dez localidades, em Manaus, consideradas zonas vermelhas, devido à alta criminalidade, para que instalemos as luzes em led, porque uma cidade bem iluminada reduz, significativamente, sua incidência de crimes. Basta passar pela avenida Álvaro Maia, na zona Centro-Sul, para se ter ideia de como ficará as demais zonas da capital”, destacou o prefeito.

Texto: Alita Falcão
Foto: Alex Pazuello

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.