Defesa de Lula pede prisão de Sérgio Moro

Defesa de Lula (E), pede prisão do juiz Sérgio oro (D)

 

Defesa de Lula (E), pede  prisão do juiz Sérgio oro (D)
Defesa de Lula (E), pede prisão do juiz Sérgio oro (D)

Brasil – Os advogados do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ingressaram, nesta sexta-feira, com queixa-crime contra o juiz federal Sérgio Moro, acusando o magistrado de abuso de autoridade.

Na ação, chamada de queixa-crime subsidiaria, protocolada junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, a defesa de Lula pede que Sergio Fernando Moro seja condenado nas penas previstas no artigo 6º. da Lei 4.898/65, que pune o abuso de autoridade com detenção de dez dias a seis meses, além de outras sanções civis e administrativas, inclusive a suspensão do cargo e até mesmo a demissão.

Os advogados alegam que entraram, em junho, com representação junto à procuradoria geral da República, questionando a condução coercitiva de Lula, a busca e apreensão na casa do ex-presidente e a divulgação de interceptações de conversas telefônicas de Lula com seus advogados e com autoridades com prerrogativa de foro, inclusive a então presidente Dilma Rousseff, mesmo após o término do prazo da autorização para as escutas.

Como, até a presente data, nenhuma providência foi tomada pelo Ministério Publico Federal após a citada representação, a defesa de Lula decidiu ingressar com a petição no TRF4.

“Diante disso, o artigo 16 da Lei 4.898/65 autoriza que a vítima de abuso de autoridade, no caso Lula e seus familiares, possa propor diretamente a ação penal por meio de peça denominada queixa-crime subsidiaria, tal como a que foi protocolada nesta data perante o Tribunal Regional Federal da 4ª. Região, que tem competência originaria para conhecer e julgar ações penais contra agente público investido nas funções de juiz federal na circunscrição de Curitiba”, alegam os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira, que assinam a petição.

Via assessoria de imprensa, a Justiça Federal do Paraná informou que o juiz federal Sergio Fernando Moro, titular da 13ª Vara federal de Curitiba não irá se manifestar sobre denúncia por abuso de autoridade.

Amaznianarede-Terra

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.