Curso forma catadores em educadores ambientais

11-10ambiA Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), está oferecendo curso de formação do Projeto Coletivos Educadores, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), voltado para catadores de resíduos sólidos em atuação na cidade.

A atividade visa formar educadores ambientais com foco na gestão ambiental do município, capacitando-os em diferentes áreas e contribuindo para o processo de inclusão da categoria.

O curso é dividido em módulos, cada um com 30 participantes, reunindo associações e cooperativas, ligadas ao Movimento Nacional de Catadores de Resíduos Sólidos, de todas as zonas da cidade. A estimativa é de que 300 catadores sejam beneficiados com a formação. O primeiro módulo acontece de 6 a 18 de outubro. As aulas acontecem no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no Uai Shopping, no São José, Zona Leste, das 18h às 20h.

Esta é a sexta formação realizada pelo Coletivos Educadores, desde o início da execução do projeto, em 2008, com a então Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) como proponente. Desde o início deste ano, a Semmas vem intensificando a realização das formações, já tendo trabalhado turmas de servidores municipais e permissionários da Prefeitura de Manaus, que estiveram direta e indiretamente ligados aos trabalhos desenvolvidos durante a Copa do Mundo, e agora os catadores. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, a capacitação do segmento e a escolha dele para a sexta formação atendem a uma diretriz aprovada durante a III Conferência Municipal de Meio Ambiente (CMMA), realizada pela Semmas, no ano passado. “A conferência teve como tema Resíduos Sólidos e a questão da geração de trabalho, emprego e renda foi um dos eixos temáticos, com enfoque voltado para os catadores”, afirmou a secretária.

“Fomos procurados por representantes do movimento e observamos que havia a necessidade de capacitação técnica na área ambiental para os catadores que também podem atuar como multiplicadores interagindo com sua comunidade, no seu bairro e na sua associação”, observou a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Kelly Souza. Segundo ela, o Projeto Coletivos Educadores se destina antes de tudo a formar cidadãos. “Embora não trabalhemos diretamente com a gestão de resíduos sólidos na cidade, demonstramos a eles (catadores) a importância de terem uma maior compreensão de como funciona a gestão ambiental da cidade e como estão inseridos nesse universo, associando a questões de saúde, educação, abastecimento e legislação”, comenta Kelly.

A formação contará com aulas ministradas por representantes do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
O analista ambiental do Ibama Daniel Abrahão, que atuou como instrutor abordando o tema Meio Ambiente e Cidadania, na última terça-feira, considerou oportuna a iniciativa da formação. “Estamos aqui oportunizando o aprendizado da cidadania ambiental a cidadãos que contribuem de forma decisiva para a melhoria da qualidade ambiental da cidade”, afirmou.

Para muitos catadores, é a primeira capacitação da qual participam. Alisson Martins de Matias, 29, da Associação Nova Recicla, diz estar se sentindo estimulado com a oportunidade da formação. “Estamos aqui conhecendo um novo mundo e aprendendo como a gente se situa dentro dele”, afirmou. Empolgada com as aulas, a catadora Cacilda Soares Vieira, 44, da Cooperativa dos Catadores do Amazonas (Coopcamam), garantiu que participará de toda a formação, não faltando nenhum dia. Ela aproveitou a oportunidade para demonstrar, na prática, a importância do reaproveitamento e da reciclagem, fazendo a coleta de todas as embalagens tetrapak de sucos servidos aos alunos no intervalo. Estão participando desta formação as cooperativas Nova Recicla, Eco Cooperativa, Recicla Manaus e Cooperativa de Catadores do Amazonas (Coopcamam).

Fonte: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.