Equipe de Minas vence 10ª partida em 11 jogos e se prepara para torneio internacional, que rola entre dias 12 e 17 de dezembro, na Polônia.
Manaus, AM – O Sada Cruzeiro continua praticamente imbatível na Superliga masculina de vôlei. Neste sábado, a equipe bateu o Renata Vôlei por 3 a 0 (25/20, 25/19 e 29/27), na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus, pela 9ª rodada da primeira fase da Liga Nacional. O melhor jogador em campo foi o levantaor Uriarte.
A equipe de Minas Gerais alcançou os 30 pontos, om duas rodadas a mais que os demais, na liderança isolada, enquanto o Vôlei Renata segue em sétimo, com os mesmos 11 pontos. O primeiro venceu 10 de 11, e o segundo perdeu cinco de nove jogos disputados.
O Cruzeiro agora se prepara para o Mundial de Clubes, que ocorre entre os dias 12 e 17 de dezembro, na Polônia. Já o Renata ainda encara dois adversários pelo primeiro turno. Na quinta-feira duela com o Sesc/Rio de Janeiro, na Arena Jeunesse, e na última rodada enfrenta o Maringá, em Campinas.
O jogo
As equipes demoraram para entrar na partida. Prova disso foram os erros de saques no primeiro set: nove só nos primeiros 27 pontos, sendo cinco do Renata e quatro do Cruzeiro. Apesar das diversas falhas tanto de um quanto do outro, a equipe de Minas Gerais mostrou mais constância ofensiva, principalmente com os ataques do ponteiro Leal, que marcou o primeiro e último ponto, e com o central Simon, que conseguiram dar mais tranquilidade ao restante do grupo. Enquanto isso, o Renata teve no ponta Thiago Mão e no meio de dede Salsa seus melhores rendimentos. Resultado: 25 x 20 Cruzeiro no primeiro set.
O panorama do segundo set começou diferente. Os erros não forçados diminuiram, e o Renato chegou a ter a dianteira até o 19º ponto, quando o cubano Leal começou a sacar. A partir de então foi um Deus nos acuda para os adversários. Quando a equipe de Campinas devolvia o saque, o próprio Leal recebia passe de Uriarte para colocar a bola no chão. E assim, sem quase ninguém perecber, o Cruzeiro retomou a dianteira e do nada já estava 17 a 15 para os pentacampeões. Nos pontos seguintes, a equipe administrou, ainda conseguiu descanar o meio Simon, e fechou com ponto de saque de Isac: 25 x 19
Cruzeiro detrminado
No terceiro set, o Cruzeiro entrou determinada a acabar de uma vez com a partida. E tudo estava dando certo, até que o meio de rede Vini decidiu sacar e igualou o marcador que há minutos antes parecia iniguálavel. No entanto, se parecia um reação, não foi assim que aconteceu. O Cruzeiro voltou a tomar dianteira, sempre nos ataques da dupla de Cubanos e Isaque e administrou a vantagem, mesmo que o Renata tenha conseguido virar novamente por um momento no fim e mostrasse o set mais equilibrado até então: 29 x 27.
Mundial de clubes
Entre os dias 11 e 17 de dezembro, será realizado o Mundial de Clubes de vôlei masculino, na Polônia. O representante do Brasil é o tricampeão Sada Cruzeiro, que conheceu a tabela da competição nesta segunda-feira. Integrante do Grupo A, o Cruzeiro fará a estreia contra o Cucine Lube Civitanova (Itália), no dia 12, em Opole. Na sequência, o time mineiro pega o Sarmayeh Bank (Irã), no dia 13. O último adversário da fase inicial será o Zaksa Kedzierzyn-Kozle (Polônia), no dia 14.
Do outro lado da chave, PGE Skra Belchatow (Polônia), Zenit Kazan (Rússia), Club Ciudad de Bolivar (Argentina) e Shanghai Volleyball Club (China) integram o Grupo B. Os dois melhores de cada grupo avançam.
Amazoianarde-GE-AM