Criação de peixes recebe incentivo no interior do AM

(Por Paula Vieira)

O município de Itapiranga, a 227 quilômetros de Manaus, vem recebendo incentivos do governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) com a entrega de alevinos e assistência técnica a vinte agricultores.

Na ação foram entregues 20 mil alevinos de matrinxã. Os filhotes são oriundos da Estação de Piscicultura de Balbina.

Durante a entrega as famílias receberam algumas recomendações e cuidados que deverão ter com os alevinos. “Os filhotes devem ser depositados em tanques, onde passarão os primeiros 60 dias por um processo de recria, sendo alimentados com ração extrusada”, explicou o técnico em agropecuária do IDAM/Itapiranga, Osmázio Junio Andrade.

Segundo Andrade após esse período é realizada a biometria (pesar e medir o pescado) para saber a quantidade diária e mensal de ração a ser fornecida aos peixes, logo depois, eles serão colocados em locais definitivos. “Se todas as recomendações foram seguidas conforme repassadas, em apenas um ano os peixes alcançarão o peso ideal que é em média 1,2 kg por pescado, e estarão prontos para comercialização”, frizou.

Atividade – O município dispõe de mais de 30 piscicultores trabalhando com a criação de peixes em canal de igarapé, necessitando de cerca de 95 mil alevinos/por ano. Estima-se que a produção do município seja de 90 toneladas/ano.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.