Cresce a cada dia no Brasil o turismo voltado para a melhor idade

Turismo na melhor idade, explode no Brasil
Turismo na melhor idade, explode no Brasil

Brasil – Alguns econômicos apontam este segmento do mercado como um dos que mais lucram com o envelhecimento da população mundial.

Já existem agências ou pelos menos pacotes feitos exclusivos para a turma da melhor idade – como eles preferem ser chamados. O Brasil ainda está engatinhando com o turismo para este segmento, mas na Europa, de cada seis turistas, um já passou dos 60 anos. Por ser ainda novos, estes pacotes ainda são um pouco caro, por isso, procure as viagens na baixa temporada, elas ficam até 30% mais baratas.

Uma pesquisa realizada pela Asssociação Brasileira de Clube da Melhor Idade revelou que os passeios preferidos pelo público mais maduro são Salvador Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, Caldas Novas, em Goias, onde está a Pousada do Rio Quente, é outro destino muito popular – o complexo de resorts recebe todo ano 300.000 turistas com mais de 60 anos, o que corresponde a 30% do número total de hóspedes. Enfim, bons roteiros para se fazer uma excursão.

É necessário se precaver antes de embarcar para uma viagem. O ideal é fazer uma consulta médica para que seja avaliado o estado de saúde do turista. Outra providência é levar os remédios de rotina, para evitar eventuais problemas.

Resista às tentações gastronômicas do local de passeio, principalmente àquelas apimentadas e fortes. Procure alimentações leves, carnes brancas, saladas e frutas, além de muita água sempre.

Malas sempre se tornam mais pesadas no decorrer da viagem, por isso, planeje a quantidade de roupas que realmente vai usar.

Fique atento aos descontos. No Brasil, idosos têm acesso livre ou custos reduzidos em museus. Nos transporte público, por Lei, os maiores de 65 anos têm acesso livre para se deslocar dentro dos municípios, basta apresentar o RG. Quanto à hospedagem, ainda são poucos os hotéis ou albergues que apresentam esta política.

Se tiver condições, prefira os cruzeiros. Os navios estão cada vez mais confortáveis, além disso, são passeios mais tranquilos. Há várias opções de lazer e maiores chances de conhecer pessoas com os mesmos interesses. Restaurantes, bares, shows, lojas e atendimento médico 24 horas também estão a bordo, trazendo toda a comodidade a este grupo de turistas tão seletos.

Na hora de escolher um pacote de viagem, a melhor opção é um roteiro com menos atrações, para que possam ser apreciadas sem atropelo. Um bom guia também é importante, assim o local visitado não fica sem informações. É importante que este mesmo guia tenha experiência em conduzir grupos de terceira idade.

Amazonianarede-ViagemNet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.