
Brasilia – A CPI do BNDES aprovou nesta quinta-feira (12) a convocação de José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele explicará suspeitas de tráfico de influência e irregularidades ao obter empréstimos com o banco estatal. Houve 13 votos favoráveis de deputados para a convocação e três contrários, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
Reportagem da Folha do início deste mês mostrou que o BNDES contornou uma norma interna e emprestou R$ 101,5 milhões a Bumlai, pecuarista, em julho de 2012. Nove meses depois, a empresa dele entrou com pedido de recuperação judicial por não conseguir lidar com dívidas.
O pecuarista, José Carlos Bumlai, o amigão de Lula caiu na Lava Jato, deve tentará explicar na CPI, as suspeitas de tráfico de influência e irregularidades em empréstimos do banco estatal
A convocação de Bumlai é resultado da quebra de um acordo entre a base aliada, liderada pelo PT, e a oposição. Segundo o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o acordo era convocar Arno Augustin, ex-secretário do Tesouro, apontado como responsável pelas pedaladas fiscais, mas não Bumlai. Depois da derrota, a base aliada se reorganizou e rejeitou a convocação de Augustin.
Amazoninarede-Agencia Filha