Covid-19 pode deixar sequelas como perda do olfato e embolia pulmonar

Rosangela Portela

As sequelas vão desde perda do olfato a embolia pulmonar

Os estudos relacionados ao novo coronavírus seguem a todo vapor, sobretudo os relacionados às consequências da doença. Pesquisadores revelam que há sequelas nos casos graves, que vão desde perda do olfato a embolia pulmonar. As informações são da CNN Brasil.

A pandemia mundial causada pelo novo coronavírus tem levado pesquisadores do mundo inteiro a buscarem respostas para o enfrentamento dessa doença, bem como as consequências oriundas dela.

Pacientes que tiveram Covid-19 relataram sintomas como perda do olfato e paladar, em casos leves, até fibrose e embolia pulmonar ou sequelas neurológicas nos casos mais graves da doença.

Assim, casos mais intensos da doença podem apresentar sequelas mais graves. Algumas pessoas, até 30 dias depois da Covid-19, apresentam problemas pulmonares.

Dentre esses casos graves, número pequeno de pessoas, sobretudo aquelas que precisaram ser entubadas,  pode apresentar uma fibrose pulmonar, que é uma cicatrização prejudicial do pulmão, podendo levar a uma doença crônica nesse órgão.

Ainda que seja uma conclusão precoce, os infectologistas já falam sobre riscos de confusão mental e derrames, quanto aos danos causados no cérebro.

“O tempo de epidemia é curto, portanto temos que observar por mais tempo para termos a noção exata de que tipo de complicações a longo prazo esse tipo de doença pode causar”, comenta Renato Kfouri, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).Kfouri.

 

@amazonianarede

Leia também:

Pesquisa revela que novo coronavírus ‘se esconde’ no organismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.