Corrida do Fogo Simbólico marca o início das comemorações da Semana da Pátria

01-09corridaManaus – Cerca de 200 alunos de escolas municipais e estaduais de Manaus participaram, na manhã desta segunda-feira, 1°, da Corrida do Fogo Simbólico, que marcou o início das comemorações da Semana da Pátria.

O primeiro pelotão saiu de frente da Igreja Nossa Senhora do Sameiro, na Avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, e percorreu cerca de 5 km até o anfiteatro do Complexo Turístico Ponta Negra.

O ponto alto dos festejos da Elevação do Amazonas à Categoria de Província e da Independência do Brasil, cujas datas são no calendário dia 5 e 7 de setembro, respectivamente, será na próxima sexta-feira, 5, a partir das 17h, no Sambódromo, onde acontecerá o tradicional desfile cívico. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) será representada por 600 alunos.

Cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) terá um pelotão, além de fanfarras e porta-bandeiras. O diferencial, neste ano, será a participação de estudantes da educação infantil. Durante esta semana, as escolas do município promoverão desfiles cívicos nos bairros em que estão localizadas.

A Corrida

A Corrida do Fogo Simbólico percorreu a Avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, chamando a atenção da população e estimulando o patriotismo dos brasileiros. Uma missa foi celebrada, por volta das 7h30, na intenção da paz no Estado e na nação. Em seguida, pelotões com os alunos saíram de frente da Igreja Nossa Senhora do Sameiro em direção ao anfiteatro do complexo. Um grupo de soldados do exército participou da atividade e animou os presentes com seus cantos.

A Escola Municipal Fábio Lucena representou a Semed na corrida. O aluno Kelvin Serafim, 16, do 9º ano, carregou a tocha do fogo simbólico. Ele conta que é a primeira vez que participa dos festejos da semana da pátria e que ficou ansioso pelo momento.

“Eu quase não dormi esta noite. É um honra muito grande carregar a tocha. Foi bacana participar desse momento de patriotismo com os meus amigos”, disse, afirmando que na semana da independência do Brasil, seu desejo é mais paz e amor para a população.

“Se eu pudesse fazer um pedido nessa semana que comemoramos a independência do Brasil, pediria paz. Pediria que as pessoas que fazem coisas ruins não fizessem mais. Queria ver meu País sem a violência que existe hoje”, completou.

João Vitor Silva também suou a camisa na Corrida do Fogo Simbólico e gostou de participar do momento de patriotismo.

“Corri com meus amigos e foi legal participar da semana da pátria. Um momento de patriotismo. É a primeira vez que participo e gostei muito. Pretendo participar mais vezes”, afirmou.

Na solenidade de abertura da Semana da Pátria, a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Ana Falcão, falou da importância do momento para os alunos da rede municipal de ensino.

“Participar deste momento é uma alegria muito grande, momento este também de resgate de valores, momento cívico e de solidariedade. Uma verdadeira festa de patriotismo. Lembrando,ainda, que nós vamos participar, no dia 5, do desfile escolar”.

Outra comemoração

Neste dia 1° de setembro, além marcar o início dos festejos da semana da pátria, é comemorado, também, o dia do profissional de Educação Física. O professor Ronaldo Antony, educador físico responsável por preparar fisicamente os alunos da Escola Municipal Fábio Lucena para a Corrida do Fogo, comentou sobre a coincidência das datas.

“Hoje, dia 1° de setembro nós comemoramos o dia do profissional de Educação Física, uma conquista nossa e, graças a Deus, correu tudo bem. Um dia ensolarado, uma corrida boa, corri junto com os alunos, me divertindo e comemorando a semana da pátria, que é um momento histórico para nós brasileiros, além do dia do profissional de educação física. Então, é uma alegria dupla”, disse.

Texto: Thiago Botelho – Foto: Cleomir Santos/Semed

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.