Corpo de Bombeiros distribui gibis com dicas de prevenção para crianças nas escolas

(Foto: Ascom)

Acidentes domésticos podem ser prevenidos. Entre os homens do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas – Cbmam, é senso comum que, se os responsáveis tivessem mais orientações ou tomassem mais cuidado com os ambientes em que as crianças permanecem, grande parte dos acidentes não aconteceria.

Acidentes domésticos como afogamentos, quedas, queimaduras e intoxicações ainda são a principal causa de morte de crianças de até 9 anos no Brasil. Dados do Ministério da Saúde revelam que as principais causas de mortes foram os riscos acidentais à respiração como, por exemplo, sufocação na cama, asfixia com alimentos e outros, seguidos pelos afogamentos e exposição à fumaça, ao fogo e às chamas.

Diante desta situação o Corpo de Bombeiros do Amazonas realizou desde o início da semana a distribuição de 9 mil revistas tipo Gibis com dicas de prevenção para crianças em várias escolas estaduais, municipais e particulares com o objetivo de incentivar a leitura e mostrar que a prevenção contra acidentes domésticos podem ser prevenidas deste de pequeno.

A Capitã do Corpo de Bombeiros, Karina Reis explicou que a revista foi feita com uma linguagem bem acessiva e com desenhos infantis que mostram a realidade das crianças em vários ambientes e o mais importante como os pais podem ajudar nesse processo de prevenção.

Karina explica que acidentes de queimaduras geralmente ocorre ao lado do fogão, quando crianças derrubam panelas e seu conteúdo sobre o corpo. Ela orienta aos pais que deve-se evitar cabo de panela voltado para fora do fogão, brincadeiras com álcool e fogo e também o uso de fogos de artifício.

Outra ocorrência que acontece com as crianças são os afogamentos, a Capitã diz que para bebês e crianças pequenas, até baldes, banheiras e vasos sanitários podem oferecer riscos.

“Um adulto deve sempre supervisionar as crianças e adolescentes onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os locais sejam considerados rasos. É primordial cercar piscinas em casas onde há crianças”, disse.

No Gibi do Corpo de Bombeiros que foi distribuído nas escolas há várias outras dicas de prevenção contra acidentes.

“Em casos de emergência, sempre ligar (193) de imediato para o Corpo de Bombeiros”, finalizou a Capitã Karina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.