“Consórcio Amazônia” vence licitação para operar o Zona Azul em Manaus

19-07centroManaus – A Prefeitura de Manaus publicou no Diário Oficial do Município (DOM), divulgado nesta sexta-feira (18), o resultado da licitação pública de escolha da empresa autorizada a operar o projeto de estacionamento rotativo “Zona Azul”, em Manaus. De acordo com a publicação, o projeto deverá ser administrado pelo “Consórcio Amazônia”. O sistema oferecerá 3.200 vagas em mais de 60 ruas no centro da cidade.

Uma segunda fase do processo licitatório poderá ser aberta caso as empresas participantes que não venceram a concorrência contestem a decisão do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito ( Manaustrans) Segundo informações do órgão, elas têm até cinco dias para contestar o resultado. Caso isso aconteça, a segunda etapa terá início – sem prazo de encerramento previsto até agora.

Segundo a Comissão Permanente de Licitação, a empresa deverá ficar responsável pela implantação, operação, gestão, controle e manutenção de sistema eletrônico informatizado e automatizado para controle e aferição de uso remunerado das vagas de estacionamentos rotativos em vias e logradouros públicos da cidade. “A contar da publicação da presente, abre-se o prazo para interposição de recurso”, diz a publicação.

A empresa vencedora terá até 90 dias para implantar o sistema completamente na capital. Caso o prazo não seja cumprido, de acordo com o Manaustrans, a vencedora será afastada da tarefa e um novo processo licitatório será aberto para concluir a implantação do sistema.

Regulamentado no dia 30 de março de 2012, o “Zona Azul” registrou vários atrasos no cronograma, inclusive na conclusão do processo de planejamento. Inicialmente, o lançamento do edital do processo licitatório estava previsto para dezembro de 2011. Porém, o procedimento foi adiado para junho de 2012 pelo Instituto.

O edital foi suspenso no dia 15 de janeiro, após a Comissão de Licitação alegar que necessitava analisar e responder questões técnicas formuladas por empresas interessadas na concorrência. O projeto tinha a previsão de conclusão de implantação para o primeiro semestre de 2014.

‘Zona Azul

O sistema prevê 3.200 vagas em mais de 60 ruas no centro da cidade. As vagas do “Zona Azul” estão inseridas no quadrilátero que inclui a Rua Ramos Ferreira, além das Avenidas Sete de Setembro, Eduardo Ribeiro e Joaquim Nabuco (trecho nas proximidades do Mercado Municipal Adolpho Lisboa).

A Prefeitura de Manaus, ainda na gestão do então prefeito Amazonino Mendes, divulgou que o valor da hora para cada veículo estacionado nas vias regidas pelo “Zona Azul” é de R$ 2 e o prazo de permanência máxima por vaga será de duas horas.

Regulamentado no dia 30 de março de 2012, no Diário Oficial do Município (DOM), o “Zona Azul” registrou vários atrasos no cronograma, inclusive na conclusão do processo de planejamento. Inicialmente, o lançamento do edital do processo licitatório estava previsto para dezembro de 2011. Porém, o procedimento foi adiado para junho de 2012 pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito.

Amazonianarede – Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.