Conselho Municipal de Gestão Estratégica debate revitalização do Centro

(Texto: Ulysses Marcondes/Foto: Marinho Ramos)

O processo de revitalização e a retomada da qualidade de vida no Centro de Manaus foi tema discutido na tarde desta terça-feira, 03, pelo Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), em sua última reunião do ano realizada nas dependências do Palácio Rio Branco.

Estiveram presentes membros e convidados que debateram sobre ações que estão sendo implementadas pela Prefeitura de Manaus.

Para o presidente do CMGE, Félix Valois, dentre os assunto discutidos durante este ano, o da revitalização do Centro da cidade é um dos mais importantes, dado o volume de intervenções que a prefeitura pretende fazer no local.

“Estamos especificamente nos dedicando a ouvir os planos que o executivo tem para o centro de Manaus, de tal maneira que possamos debater o assunto e elaborar um relatório e, assim, contribuir com os secretários da área para que o trabalho seja feito de maneira harmônica, entre os diversos órgãos da prefeitura” disse o presidente.

Aproximadamente 30 pessoas participaram da reunião entre membros e convidados do conselho. Félix Valois destacou que, além de pessoas do executivo, o conselho também é formado por personalidades ligadas à cultura, ao comércio, à história, à política e à comunicação.

“Os entendimentos aqui são múltiplos, pois temos pessoas absolutamente respeitáveis na sociedade, de forma que o conjunto dessas opiniões pode levar o conselho a apresentar apreciações que venham somar no trabalho do executivo” enfatizou Valois.

Durante a reunião, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, e secretário municipal do Centro, Rafael Assayag, apresentaram o projeto de revitalização do Centro abordando as ações voltadas à infraestrutura, questões socioeconômicas, meio ambiente, mobilidade e políticas públicas.

Dentre os pontos principais apresentados estão a requalificação dos espaços públicos, a gestão dos serviços urbanos, o incentivo de investimentos, além da interação institucional e comunitária.

Roberto Moita explicou que o projeto começa a avançar a partir de uma visão estratégica que envolve todas as secretarias municipais e conta com a orientação do conselho.

“Nosso projeto segue a determinação do prefeito Arthur Neto de integrar toda a prefeitura para mudar a cara, a alma e a vida no Centro de Manaus. Para isso contamos com a experiência das pessoas que compõe este conselho para contribuir com esse processo”, disse o diretor-presidente.

Rafael Assayag é um dos principais responsáveis pelas ações no Centro, porém destacou a integração do município para alcançar os diferentes segmentos.

“Aqui no Centro temos atividades econômicas, culturais, sociais e turísticas. Logo, precisamos analisar tudo isso para que nosso projeto seja executável, e que a cidade não viva um ciclo curto, mas definitivo, tornando-se um lugar bom para se viver” finalizou.

Além do secretariado municipal, a historiadora Etelvina Garcia, o ex-ministro do trabalho, Almino Afonso, o secretário estadual de cultura, Robério Braga e o empresário Jaime Samuel Benchimol são membros do conselho e estiveram presentes à reunião.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.