Conselheiros tutelares e servidores da área de assistência social recebem capacitação

capacitacao-conselheiros-1MANAUS, AM – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Fundação Oswaldo Cruz, deu início a uma capacitação voltada para os Conselheiros Tutelares e servidores do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). O evento aconteceu no auditório do Parque Municipal do Idoso, zona Centro-Sul.

A subsecretária da Semmasdh, Monica Santaella, explicou que a prefeitura tem uma preocupação constante com a qualificação dos servidores na prestação dos serviços. “Essa capacitação é mais um passo no nosso trabalho de proteção aos direitos das crianças e adolescentes e junto com a Unicef e seus técnicos. Vamos trocar essa experiência de aperfeiçoamento no trabalho dos nossos 45 conselheiros tutelares espalhados nas nove zonas da cidade”, disse.

Segundo a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, Simone Gonçalves, a equipe já visitou várias cidades do Brasil, realizando a capacitação. “Nosso objetivo maior é fazer com que os conselheiros tutelares e a rede de atendimento saibam como atuar em relação à violência contra crianças e adolescentes. Estamos aqui para ajudar a melhorar o atendimento em rede na cidade”, destacou.

No primeiro momento da capacitação, o tema abordado foi: “O Conselheiro Tutelar e o Enfrentamento à Violência Interpessoal”, que mostrou os tipos de violência que acontecem em casa, na escola e nas comunidades e que se encaixam nas características de violências estruturais, psicológica e física. Os participantes também puderam fazer estudos de casos, analisar encaminhamentos e participar de dinâmicas.

Para o diretor do Departamento de Direitos Humanos da Semmasdh, Luiz Carlos Neto, essa capacitação está agregando informação e conhecimento. “Ela é uma atividade bastante dinâmica. Estamos tendo contato direto com a realidade, podendo observar a vivência do conselheiro tutelar. Aqui, vamos discutir ações para cada tipo de situação. Estamos visando trabalhar principalmente a prática.”

amazonianarede-semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.