Conceição Sampaio anuncia criação da Secretaria dos Direitos da Mulher

Conceição Sampaio
Conceição Sampaio

Amazonianarede – Aleam

Manaus – Em pronunciamento desta terça-feira (5), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), a deputada estadual Conceição Sampaio (PP), anunciou ter recebido o aval do governador Omar Aziz (PSD), de que vai instalar a Secretaria Estadual dos Direitos da Mulher. Será uma Secretaria Executiva Adjunta, ligada a Secretaria de Governo, que é comandada pela secretária Rebeca Garcia.

Outro pleito que vai se tornar realidade no Estado, conforme Conceição Sampaio, será a vacina anti HPV (papiloma vírus humano) que será dada gratuitamente às mulheres. A deputada disse que o Amazonas será o primeiro Estado brasileiro a oferecer a vacina de forma gratuita. “Será uma forma de combater o câncer de colo de útero, cujos registros são crescentes no Estado e precisamos mudar essa realidade”, disse.

Na próxima sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, Conceição Sampaio disse que o governador Omar Aziz irá se reunir com representantes de vários movimentos sociais para fazer o anúncio da criação da Secretaria Estadual dos Direitos da Mulher assim como a inclusão da vacina anti HPV na rede pública estadual de saúde.

Na opinião da deputada, o câncer do colo de útero pode ser evitado e essa vacina pode justamente fazer com que jovens recebam essa prevenção e possam estar livres dessa doença que já vitimou tantas mulheres no Estado do Amazonas e no país como um todo. “Precisamos mudar essa realidade”, disse Conceição, ressaltando que no ano passado, por meio da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da ALEAM, a qual preside, foi solicitado ao Ministério da Saúde, que essa vacina fosse incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI).

“Tivemos a confirmação de que a presidente Dilma Rousseff já havia autorizado o levantamento para ver os impactos na federação”, informou a deputada, lembrando que “todo investimento na prevenção leva o Estado à gastar menos, porque evitará de fazer tratamento em tantas mulheres lá na frente”.

Conceição Sampaio destacou a luta do deputado estadual Luiz Castro (PPS), que apresentou Projeto de Lei defendendo a inclusão da vacina na rede pública de saúde, de forma gratuita às mulheres, assim com o vereador Reizo Castelo Branco (PTB). “É essa a sociedade que queremos, não importa quem seja o pai e a mãe da idéia, a vitória é compartilhada com todos”, frisou.

Avanços

Na opinião de Conceição Sampaio, são inegáveis os avanços obtidos pelas mulheres brasileiras, iniciado em 1932, quando a mulher teve a possibilidade do voto e de ser votada. Enfatizou ainda o avanço dos movimentos sociais e dos movimentos de mulheres, que permitiu às mulher se manifestar, ir às ruas, dar seu grito e poder ajudar a construir uma sociedade mais justa.

“Os espaços políticos precisam ter uma maior participação da mulher brasileira, que ocupa 52% do eleitorado; temos a convicção de que uma mulher no comando (presidenta Dilma) do nosso país se tornou um divisor de águas e trouxe um novo caminho para que as mulheres deste país pudessem concretizar o sonho de poder participar das decisões pela política”, sintetizou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.