Comunidades rurais de Beruri (AM) irão receber benefícios do programa Luz Para Todos

O coordenador estadual do programa Luz Para Todos no Amazonas Robson de Bastos esteve em Beruri( distante 170 Quilômetros de Manaus) juntamente com técnicos da Comissão de Geodiversidade e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do Amazonas, onde foi visitar comunidades rurais do município.

A primeira localidade a receber os visitantes foi a do Arumã, distante 265 quilômetros distantes da sede municipal. Lá moram cerca de 200 famílias que mantem com muita dificuldade uma cooperativa de pesca, e com a implantação do Luz Para Todos será possível construir câmaras frigorificas para armazenar o pescado.
 
Em seguida foi à vez para a comunidade de Paricatuba onde residem 140 famílias, em Paricatuba existe agricultura familiares e também pescadores, que precisam do fornecimento de energia elétrica 24 horas por dia, para melhor conservar os alimentos. O agricultor Sandoval Silva mantem um pequeno comercio que abastece a localidade, ele acredita que com a implantação do Luz Para Todos será possível mais investimentos no comercio local, “ Estamos aguardando com muita expectativa a implantação do Luz Para Todos, pois a produção pesqueira é muito grande e precisamos melhor condicionar os alimentos” finalizou Sandoval.

O vereador Raimundo Nonato Junior, o Nato do PV, o líder do prefeito Demis Magalhães na Câmara Municipal de Beruri, acompanhou a comitiva e esta sendo o interlocutor dos comunitários junto ao poder executivo, foi ele que endereçou as demandas junto ao Comitê Gestor do Luz Para Todos, “Nos reunimos um grande numero de demandas e levamos para ser analisadas junto aos membros do comitê, todas foram aprovadas e agora estamos visitando e levando a boa nova, que será a implantação de forma definitiva a energização de todas comunidades rurais de Beruri pelo programa Luz Para Todos” disse Nato do PV.

A localidade Itapuru também foi agraciada com a implantação do PLPT, em Itapuru residem cerca de 90 famílias, que vivem basicamente da agricultura familiar também será agraciada com a implantação do programa, existe uma escola e um posto médico que irão receber energia elétrica confiável.

A comunidade Cuiuanã, na divisa com o munícipio de Anori, é na verdade uma cidade flutuante, semelhante com o bairro de Educandos, em Manaus, onde na década de 60 e 70 existia dezenas de flutuantes se transformavam em moradias e nos anos 70 foram removidas para o bairro do Alvorada, onde se criou a Cidade das Palhas, devido a construção das residências. Em Cuiuanã ocorrerá a eletrificação das casas, beneficiando diretamente 100 famílias, na localidade ocorrerá uma parceria intermunicipal no que se consiste na educação e saúde.
A Vila de Mathias, Costa do Surara e a comunidade do Surara foram as ultimas localidades visitadas.

Robson de Bastos fez o georeferenciamentos de todas comunidades, através dos pontos referenciados será possível da inicio ao programa de implantação do PLPT, “O município de Beruri foi um dos agraciados nesta nova etapa do PLPT pois as demandas foram aprovadas e agora teremos o início das obras de implantação dos postes e da rede elétrica para atender todas localidades. O prefeito Demis e o Vereador Nato são pessoas empenhadas no desenvolvimento sócio econômico de Beruri e o Luz Para Todos chega para atender estas demandas” finalizou Robson de Bastos.

O deputado Sinésio Campos Líder do Governo na Assembleia Legislativa e é o presidente da Comissão de Geodiversidade, Recurso Hídricos, Minas , Gás e Energia tem sido um parceiro da população de Beruri, pois ele recolhe e envia demandadas para serem analisadas no Comitê Gestor. Sinésio destaca o Luz Para Todos como um programa inovador e revolucionário criado na gestão do presidente Lula e com prosseguimento com a presidente Dilma, “O luz Para Todos é sem duvida nenhuma um dos principais programas sociais do mundo, e esta sendo exemplo para inúmeras nações, no Amazonas estamos acompanhando a implantação em todas as comunidades principalmente aquelas que ainda não receberam os benefícios” destacou Sinésio Campos.

(Ascom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.