Comunidades da RDS do Tupé recebem dois poços artesianos

Duas comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé que antes sofriam com a falta d’água passam a ser beneficiadas com a abertura de dois poços artesianos, construídos a partir de um termo de doação firmado entre o Consulado Geral do Japão e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Na próxima quarta-feira, 2, a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Filho Silva Borges, e o cônsul-geral do Japão, em Manaus, Kenji Sakurai, farão a entrega simbólica das duas obras aos comunitários, marcando o início de uma série de iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das famílias residentes na unidade de conservação.

Neste primeiro momento, estão sendo contempladas os comunitários do Julião, onde vivem 130 famílias e da Agrovila, onde moram outras 150. No dia 2, o primeiro poço a ser entregue será o da Comunidade Julião, às 9h. O segundo será o da Agrovila, às 10h30.

A construção dos poços era uma reivindicação antiga das comunidades. O processo de escolha das localidades beneficiadas foi feito de forma participativa por meio de reuniões do Conselho Deliberativo da RDS do Tupé e após vistorias realizadas in loco pelos técnicos da Semmas e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), responsável pela obra.

Os poços foram construídos nas comunidades também pelo fato de elas serem as localidades da RDS com a maior dificuldade de acesso em período de seca dos rios, o que consequentemente dificultava também o acesso à água potável.

Na comunidade Julião, o poço está localizado estrategicamente nas proximidades do posto de saúde, que atende a toda comunidade. Na Agrovila, fica situado no centro da comunidade.

Os líderes comunitários são responsáveis pelo gerenciamento dos poços. O uso dos poços ocorre em horários pré-determinados pela associação dos moradores, como forma de ordenar o abastecimento. Pela manhã, entre as 7h até as 10h, e à tarde, entre as 17h e 18h.

Texto: Júlio Pedrosa

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.