Comunidade rural recebe bloco “Foliões da Saúde”

Carnaval rural fala de saúde
Carnaval rural fala de saúde
Carnaval rural fala de saúde

Manaus – A comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada na margem esquerda do Rio Negro, receberá nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, o bloco de carnaval “Foliões da Saúde Rural”.

A atividade educativa é organizada pelos profissionais do Distrito de Saúde Rural (Disa Rural) para alertar a população sobre a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids), além da dengue e malária durante o Carnaval.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, informou que a ação de Educação em Saúde vem atender a uma demanda específica dos moradores das áreas rurais de Manaus (fluvial e terrestre) no feriado prolongado das festas carnavalescas.

“Nesse período do ano, a área rural recebe um grande fluxo de pessoas, seja para retiro espiritual ou para lazer, o que pode contribuir para o aumento de endemias como dengue e malária. Já na área urbana, o foco maior das ações educativas é a prevenção às DSTs/Aids, aos acidentes e aos diversos tipos de violência”, explicou Homero de Miranda Leão.

A programação na comunidade Nossa Senhora do Livramento será iniciada a partir das 9h com o tema “Não tem moleza não, prevenir é a solução!”. Além de alertar sobre a prevenção, os profissionais de saúde divulgarão junto à comunidade as formas de transmissão, sinais e sintomas, diagnósticos e tratamentos das doenças.

“Toda a estratégia foi montada para evitar que haja um aumento de casos de DSTs/Aids, dengue e malária, mantendo as pessoas alertas para o perigo dessas doenças e evitando que fiquem mais vulneráveis aos agravos no feriado”, alertou o diretor do Disa Rural, Elson de Paula.

Os profissionais de saúde também farão a distribuição de 2,8 mil preservativos e de folders informativos, bem como serão disponibilizados 100 testes rápidos para detecção de HIV. Na programação cultural, haverá a realização de um concurso de paródias e fantasias sobre as temáticas do bloco direcionado para os comunitários e funcionários das Unidades Básicas de Saúde do Disa Rural.

A ação planejada para o momento carnavalesco foi idealizada após um levantamento de locais escolhidos para retiros religiosos e balneários mais frequentados onde, em período anterior, foi executado o serviço de termonebulização (fumacê) para o controle da proliferação dos mosquitos transmissores de doenças.

Amazoninanarede-Agecom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.