Comitiva indígena de Benjamin Constant busca melhorias para suas comunidades

21-05indioManaus – A deputada estadual Vera Castelo Branco (PTB) recebeu, em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a visita de uma comitiva indígena do município de Benjamin Constant (a 1.121 km de Manaus), oriunda das comunidades de Feijoal, Porto Alegre e Nova Aliança. Participaram da comitiva o vereador Ofir Marcolino (PSDC-Feijoal), o Cacique José Demétrio (Feijoal), Valter Lima Inácio (Porto Alegre), Alexandre Silva Lopes (Feijoal) e Luiz Torres Rodrigues (Nova Aliança).

Acompanhados da deputada Vera Castelo Branco, eles estiveram na Secretaria do Estado de Infraestrutura (Seinfra) para, em conversa com a secretária Waldivia Alencar, reivindicar a conclusão de obras inacabadas na comunidade, principalmente, em relação a uma escola estadual, sob a responsabilidade da Empresa Kairos Construção, que há dois anos ganhou a licitação para sua construção e até hoje nada foi feito, prejudicando estudantes da comunidade. Outra demanda levada pela comitiva foi em relação ao asfaltamento da comunidade de Feijoal até a Cidade Nova.

A comitiva também reivindicou sobre o “Programa Luz Para Todos”, da Eletrobras Amazonas Energia para essas comunidades como definiu Ofir Marcolino. Eles querem que seja estabelecida uma usina independente para a comunidade de Feijoal para evitar os casos de sobrecarga de energia como já vem ocorrendo em outras comunidades. Eles não querem ser “trificados” por Benjamin Constant.

Ofir afirmou que a cerca de dez dias esteve em Feijoal uma equipe da Amazonas Energia para avaliar o lugar onde será instalada a nova usina. Eles estão com todos os documentos em dia, inclusive, com um abaixo-assinado da comunidade que garante o local para a construção. “O que eles não querem é que essa energia venha de Benjamin Constant, pois até chegar a Feijoal haverá muitos problemas, inclusive, queda e energia”, disse Ofir.

Eles reivindicaram ainda da deputada a implantação de uma balsa para transportar as pessoas dessas comunidades até Benjamin Constant para receber aposentadorias, bolsa família e outros benefícios, pois hoje o transporte existente é precário e não dá para atender a todos, além dos assaltos constantes.

Finalizando, eles reivindicaram uma ação eficaz para por fim a um problema que vem atormentando a vida da comunidade que é o consumo de álcool e drogas. Segundo Ofir próximo à comunidade de Feijoal existe uma comunidade que não é indígena que leva até eles drogas, viciando a juventude de Feijoal. Eles solicitam por intermédio da deputada uma audiência com a Polícia Federal para tratar desse assunto e encontrar uma solução.

A deputada Vera Castelo Branco se prontificou em buscar solução para atender a todos os pleitos, inclusive, levando as demandas para conhecimento do governador José Melo em atendimento ao pleito dos indígenas.

Texto e Foto: Assessoria da Deputada

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.