Comissão de Transporte quer criar grupo de trabalho para discutir tarifa de ônibus

Amazonianarede – CMM

Manaus – A Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas (COMTVOP) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai formar um grupo de trabalho ou uma subcomissão de estudo da planilha de custo do transporte coletivo. A proposta, apresentada pelo vereador Waldemir José (PT), membro da comissão, foi discutida na manhã desta sexta-feira (8), na primeira reunião do grupo de trabalho, presidida pelo vereador Rosivaldo Cordovil (PTN).

O reajuste da tarifa de ônibus em Manaus, hoje em R$ 2,75, foi o principal tema da reunião, que teve a participação, também, do vereador Felipe Souza (PTN), outro membro da comissão.

Como explicou Waldemir José, o prefeito Artur Neto (PSDB) já determinou à Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) a fazer os cálculos da tarifa. “O reajuste da tarifa de ônibus é um assunto que deve ser pauta nossa”, defendeu ele.

Rosivaldo Cordovil explicou que o reajuste da tarifa é uma questão importante e ela vai constar da pauta da próxima reunião da comissão. “Estamos aguardando os próximos passos porque está sendo esperando um aumento, que, ao meu ver, não é condizente com a realidade. Precisamos de um transporte com qualidade. Já temos uma tarifa que é a quinta maior do País e precisamos entender realmente esse aumento, se vai acontecer e de que forma, qual o entendimento da nossa comissão e o direcionamento a ser dado. Precisamos colocar em pauta essa planilha”, disse Cordovil.

A sugestão, é que o grupo de trabalho, a ser constituído, deverá ter a participação, além dos vereadores da comissão, de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, Sindicato das Empresas dos Transportes Coletivos do Amazonas (Sinetram), SMTU, Diretório Central dos Estudantes (DCE), União dos Estudantes Secundaristas (Umes), do Conselho Regional de Economia (Corecon) e de Contabilidade, além de representantes da sociedade civil organizada.

O proprietário da empresa Líder Transportes, o empresário César Tadeu, também deverá ser convocado, como sugeriu Waldemir José.

A planilha mais atualizada do sistema de transporte coletivo foi feita nos últimos dias da administração Amazonino Mendes e estabelecia um valor da tarifa em R$ 2,91.

Fonte: Dircom-CMM
Fotografia: Tiago Correa

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.