Comércio registrou crescimento negativo em novembro

Amazonianarede – redação – AMN

Manaus – Após muitos altos durante todo o ano e por isso, figurar entre os setores da economia com menor crescimento no país, o amazonense também sentiu na pelo esse reflexo negativo.

Devido a essa instabilidade nas vendas, o comércio amazonense registrou em novembro um crescimento negativo de -1,60%. Refletindo assim o fraco desempenho na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O crescimento acumulado do volume de vendas de 2012 ficou em 4,84%, dado bem abaixo inclusive da inflação acumulada no período de 5,01%. Já o acumulado nos últimos doze meses, em Novembro, ficou em 4,72% significando que os números de 2012 colaboraram para puxar o indicador para baixo.

Já a receita nominal do comércio local, em novembro, teve uma variação positiva de 2,66% . Demonstrando que o faturamento normal teve sim um crescimento no penúltimo mês de 2012. Embora se ressalte que o mês da proclamação da república e dos finados, foi o pior do ano nesse indicador. Assim, até Novembro, a receita acumula um crescimento de 8,05% no ano. Já a variação dos últimos doze meses ficou em 8%.

A diferença básica entre os índices Volume de Vendas e Receita Nominal, reside no fato de que no primeiro os valores nominais correntes das vendas do comércio são deflacionados por índices apropriados.

Já o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que é o comércio normal acompanhado dos seguimentos de veículos e material construção. Teve uma queda de -4,11% em Novembro. Acumulado no ano um pequeno crescimento de 1,87% e nos últimos doze meses de 2,07%.

A receita nominal das vendas no comércio varejista ampliado, também caiu a -2,63% em Novembro. Acumulando no ano 4,04% e nos últimos doze meses 4,23%.

Em Novembro comércio varejista ampliado também acompanhou a tendência do comércio normal. Mas, neste mês, ele contaminou o indicador para baixo. Por isso o desempenho negativo foi maior do que o comércio normal. Indicando que veículos e/ou materiais de construção não conseguiram alcançar os patamares do ano passado (2011).

De forma geral o desempenho do comércio amazonense ocupou em Novembro a ultima colocação no país no índice volume de vendas. Este indicador demonstra que com a chegada do penúltimo mês do ano, o comercio local não conseguiu alcançar os mesmo patamares de 2011. Causas não faltaram: Alto nível de endividamento do consumidor; diminuição do ritmo de produção no PIM trazendo a preocupação com as demissões; amadurecimento do consumidor quanto a contenção de gastos e por fim as más notícias quanto a economia nacional e internacional. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.