Comercio otimista com as vendas de Natal e Ano Novo, apesar da crise

Assayag

 

Assayag
Ralph Assayag, presidente da Câmara dos Diretores Lojistas  de Manaus (CDL)

Manaus, AM – Apesar da grave crise econômica em que o Brasil se encontra, com o Amazonas, sendo duramente  atingido, o comércio está otimista, com a melhoria  nonas vendas no período de Natal e Ano Novo e muitos postos de trabalho temporário deverão ser aberttos  no comercio da capital amazonense.

A expectativa é que o período de compras para o Natal deverá gerar cerca de 2.500 novos empregos no comércio, em Manaus.

O número é igual ao alcançado em 2016, porém, relativamente baixo comparado com a média de 5ª 6 mil contratações que costumavam ocorrer no período em anos anteriores á crise.

As informações são do presidente da Câmara de Dirigentes de Lojistas de Manaus (CDL), Ralph Assayag.

Na terça-feira (18), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Mensal do Comércio em relação a agosto de 2016, no Amazonas. Segundo o IBGE, o mês teve queda  de -9,7% em relação ao mesmo período de 2015.

Com isso, o acumulado do ano agravou-se mais um pouco, indo a -11,6%. Já o acumulado dos últimos doze meses alcançou -11%.

Em razão desse cenário, o presidente da CDL vê com bons olhos a marca dos 2.500 empregos gerados.

De acordo com ele, o número será o suficiente para atingir 3% de crescimento nas vendas durante o período natalino.

“Infelizmente, esse número é muito baixo [comparado com a média de 5 a 6 mil novos empregos]. Mas, se igualarmos ao ano passado, já seria um feito bastante importante, pois estamos tendo um ano bem mais fraco”, afirmou Ralph.

A expectativa do comércio, é de otimismo, apesar da crise
A expectativa do comércio, é de otimismo, apesar da crise

Momento para comprar

presidente da CDL também diz que agora é o melhor momento para o público de Manaus começar a comprar produtos para o Natal. Conforme Ralph, os preços neste período são bem mais em conta.

“Muita gente já está tentando vender produtos natalinos, desfazendo-se de estoque. Essa é uma vantagem para quem quiser comprar árvore, adereços e enfeites de Natal, porque os itens estão bem mais baratos”, acrescentou.

Ele explica que a queda nos preços é resultado de uma venda fraca em 2015. “Muitas lojas acabaram acumulando produtos e, por isso, estão realizando queima de estoque esse ano. A partir do Dia das Crianças, o comércio já começa a pensar no Natal. E quem não inicia suas vendas acaba perdendo para a concorrência”, encerrou o presidente da CDL.

Amazonianarede-CDL/Manaus

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.