Começou a construção de Centro Pop em Petrópolis

Carnaval de rua

Manaus – A Prefeitura de Manaus começou na manhã de ontem,  27, as ações para a construção de um Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), no bairro de Petrópolis, zona Sul de Manaus. As obras devem ser concluídas em 180 dias.

O terreno onde será erguido o Centro Pop de Petrópolis (o segundo de Manaus, o primeiro funciona no bairro Presidente Vargas) foi doado, em 1982, pelo prefeito em exercício à época, João de Mendonça Furtado, a uma entidade religiosa com a obrigatoriedade de que a mesma construísse um centro de recuperação de dependentes químicos no local. Trinta anos depois, a maior parte do terreno está sem utilidade, servindo para a prática de pequenos crimes, consumo de drogas e de lixeira a céu aberto.

Com a decisão judicial que devolve a área para a Prefeitura de Manaus, foram colocados, nesta terça-feira, 27, tapumes para isolar o espaço e iniciar as obras de construção do Centro Pop.

“Petrópolis foi a primeira comunidade de Manaus onde eu tive um contato mais efetivo. Realizamos audiências públicas e percebemos a necessidade de revitalizarmos diversos espaços e serviços prestados. Por isso, nós daremos uma finalidade para este espaço que estava ocioso entregando um serviço essencial para a nossa cidade”, afirmou a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro.

Além do isolamento do terreno, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) começou a realizar ações de conscientização junto aos moradores para que eles não descartem o lixo no igarapé e esperem o caminhão coletor, que passará a recolher o lixo na porta das casas.

“Dentro dos becos vamos fazer um trabalho porta a porta para que os moradores não joguem o lixo no igarapé e nem nesta área”, explicou o subsecretário da Semulsp, José Rebouças.

Para os moradores do bairro Petrópolis, a iniciativa da prefeitura vem em boa hora. Eles afirmam que a criminalidade tem tomado conta da área, causando medo entre os comunitários.

Maria Elizete mora no bairro há mais de 20 anos. Ela se queixa dos constantes casos de roubo, praticados, principalmente, por usuários de drogas. “Há muitos viciados e a maioria que usa droga aqui na área não tem condições de pagar por um tratamento. Por isso, eles ficam por aí, jogados. Com as ações sociais que vão começar a ser realizadas no bairro, vamos ter diminuição de crimes”, afirmou a moradora.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Petrópolis, Alailson Pequeno, afirma que até estupros já foram registrados no local. “Todos nós somos favoráveis à construção de um Centro Pop nesta área. É algo que vai beneficiar nossa comunidade e a cidade como um todo”, declarou.

 O que é o Centro Pop?

O Centro Pop é uma unidade de referência da Proteção Social Especial de Média Complexidade e que atua com diversos públicos.  É referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, vai proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.

Amazonianarede-Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.