Manaus, AM – Começa nesta quarta-feira a profilaxia Pre-Exposição ( Pr-EP) ao HIV,o tratamento que consiste no consumo diário de um medicamento preventivo chamado antirretroviral Truvada, começa a ser disponibilizado a partir desta quarta-feira (17), informou a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) nesta terça-feira (16).
O tratamento de prevenção ao HIV será ofertado a pessoas que não têm o vírus, mas que estão mais expostas à infecção. A medicação foi enviada pelo Ministério da Saúde, e terá distribuição administrada pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus.
O tratamento tem como público-alvo pessoas consideradas com maior vulnerabilidade de adquirir o vírus HIV.
Os interessados em iniciar o tratamento devem agendar consulta na FMT-HVD. Os pacientes receberão a medicação para tomar em casa.
A coordenadora estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, Dessana Chehuan, esclarece que, apesar de importante, a PrEP não substitui o uso do preservativo.
“A camisinha continua sendo a maneira mais eficiente de prevenir o HIV e também outras infecções sexualmente transmissíveis”, destacou, por meio da assessoria.
Amzonianardeea