
Manaus entra mais uma vez para o circuito da ‘botecagem’. De 10 de abril a 3 de maio a cidade recebe a 5ª edição do Comida di Buteco. O lançamento do concurso ocorre nesta terça-feira (7), às 19h no Les Artistes Café Teatro, Avenida 7 de Setembro, Centro.
O Concurso torna-se nacional, chegando a todas as regiões do Brasil e trazendo as frutas para a mesa dos botecos. São 11 estados e o Distrito Federal, somando 20 cidades, 500 botecos e muita história pra contar.
Em Manaus, o Comida di Buteco acontece pelo quinto ano consecutivo e conta com 17 estabelecimentos nessa saborosa disputa pelo título de “melhor boteco da cidade”. Desse total, quatro são estreantes: Bar do Armando, Santa \Brêja, Confraria do Futebol e Buteco Ovelha Negra. Estão na disputa, ainda, os botecos Bate Papo Grill, Calçada Alta Coyote Loco, Buteco de Minas, Buteco do Parque 10, Fish Maria, Kaza Du Speto, La Finca, O Jangadeiro Bar, Ferrugem Rock Gourmet e Galvez Botequim.
De acordo com a coordenadora local do Comida di Buteco, Adriana Lapa, o tema escolhido para concurso – frutas – vem desafiar a criatividade dos botequeiros e promover a pesquisa culinária. Desde 2007, o Concurso Comida di Buteco, em algumas edições, traz ingredientes ou temáticas para os cardápios.
Concurso
A edição do concurso “Comida di Buteco” é a eleição do melhor boteco da cidade. “Cada participante cria um petisco para concorrer”, explica Adriana. O público e um corpo de jurados têm que visitar os botecos e votar no local preenchendo uma cédula de votação disponível.
A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. As notas vão de 1 a 10 e o jurado avalia o petisco – que leva 70% da nota – a higiene do estabelecimento, o atendimento e a temperatura da bebida.
O voto do júri, segundo Lapa, vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos em todas as cidades.