Manaus, AM – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já vacinou, até o momento, 5.566 cães e gatos na zona Rural de Manaus, dentro da primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2017. São animais residentes na AM-010 (estrada que liga Manaus a Itacoatiara) e às margens dos rios Negro e Amazonas, restando agora apenas a cobertura vacinal dos ramais e vicinais da Rodovia BR-174 (que liga Manaus a Boa Vista).
O calendário da Vacinação Antirrábica é anualmente dividido em duas etapas. A primeira começou dia 24 de abril e se estende até o dia 3 agosto, na zona Rural. A segunda etapa da campanha será realizada na zona Urbana, com começo previsto para outubro.
Na zona Rural terrestre foram percorridas todas as localidades de ramais e áreas circunvizinhas para viabilizar a vacinação de todos os caninos e felinos, inclusive nas áreas de difícil acesso.
Na zona Rural fluvial – as conhecidas comunidades ribeirinhas – o deslocamento foi feito em duas viagens, uma para o Rio Negro e outra para o Rio Amazonas.
A raiva
A raiva é um vírus, uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem. A taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%. Os principais transmissores são os animais silvestres como morcegos, gambás e macacos, estes contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida do animal. Nos cachorros, essa doença é conhecida como raiva canina.
A adesão da população às Campanhas Anuais de Vacinação contra Raiva em Manaus tem mantido o município livre de transmissão da raiva em humanos, além de cães e gatos. O objetivo desta campanha é garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência na população humana.
Amazoninarde-Semcom