Começa a Campanha Antiaftosa da Diagro no Amapá

Expectativa é vacinar, este ano, 100% do rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as cidades no Estado.

Na manhã desta sexta-feira (16) a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) definiu as metas e estratégias para a elaboração da Campanha Antiaftosa em Etapa Única 2013, que ocorrerá de 15 de outubro a 30 de novembro em todo o Estado.

A expectativa é vacinar, este ano, 100% do rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as idades no Estado, que conta com aproximadamente 308.017 mil animais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Agência estará orientando os produtores rurais sobre os cuidados para a correta imunização dos animais. Dentre elas, adquirirem vacinas em revendas autorizadas e conservá-las em temperatura correta (de 2 a 8°C) até o momento da aplicação; injetar a vacina na região da tábua do pescoço com agulhas e seringas em bom estado e limpas. Além disso, manejar os animais com o mínimo de estresse e nos horários mais frescos do dia.

Após a vacinação, o produtor terá até o dia 15 de dezembro para apresentar o recibo da aquisição da vacina e a relação dos animais vacinados (por categoria) em uma das Unidades Veterinárias Locais (UVLs) da Diagro, onde sua ficha cadastral é movimentada. Caso contrário, ele não poderá receber o Guia de Trânsito Animal (GTA) – uma espécie de “passaporte” para a circulação de animais de um local para outro, seja dentro ou fora do mesmo município.

Equipes de técnicos dos Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa) e de Educação Sanitária, estarão mobilizadas nos 16 municípios amapaenses executando palestras, blitze educativas, ações de panfletagem em feiras municipais e outros espaços de grande concentração popular, além de abordagem direta aos criadores.

(Reportagem: Gabriel Dias)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.