Manaus – Apesar da forte chuva atingindo Manaus, o número de candidatos que se atrasaram para o 2º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) diminuiu neste domingo (9).
A maioria das escolas contou com tempo de tolerância por conta do temporal. No entanto, o G1 encontrou muitos candidatos que deixarão de fazer o 2º dia de provas por outro problema: falta de documentos.
No Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro da capital, foi estabelecido tempo de tolerância de cinco minutos devido à chuva. A escola é uma das com maior número de alunos na capital, e não há paradas de ônibus em frente à unidade, o que dificulta o acesso para os candidatos de dependem do transporte público.
Com a tolerância, poucos chegaram atrasados ao local. Outro candidato chegou minutos antes do fechamento dos portões, mas ao chegar na sala foi impedido de fazer a prova. Luan Diego Moreira, de 21 anos, esqueceu documentação e cartão de inscrição. “Perdi a identidade e ia trazer minha carteira de trabalho.
Acho que com a pressa devido a chuva, fiquei muito agoniado e deixei em casa. Fiquei muito triste e acho que vou desistir de fazer o Enem no próximo ano. Ontem fiz a prova, fui muito bem, e buscava nota para tentar vaga em educação física”, contou.
No Centro Educacional Adalberto Vale, na Zona Centro-Sul, a tolerância foi maior: dez minutos. O tempo foi suficiente para que a escola não registrasse nenhum caso de atraso. No entanto, também houve problemas com candidatos que esqueceram documentos.
A abertura dos portões estava prevista para as 10h (12h no horário de Brasília), mas foi adiantada em mais de 30 minutos após um temporal atingir a capital. Neste domingo, os estudantes realizam a segunda parte do exame, com abertura dos portões às 10h (horário de Manaus).
A avaliação contará com questões de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a Redação. Em Manaus, o primeiro dia de Enem transcorreu sem ocorrências, mas alguns candidatos chegaram aos locais de prova atrasados e perderam o exame.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 184.864 pessoas estão inscritas para realizar a prova no Amazonas. O Amazonas representa 2,12% dos candidatos inscritos em todo o Brasil.
No estado, o Enem é a prova principal para selecionar alunos para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
Amazonianarede – Marina Souza – Amazonas notícias