Com severas críticas a Manaus Ambiental Arthur faz balanço dos cem dias

Manaus – O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), avaliou os cem primeiros dias à frente da administração municipal como “vitoriosos”.

Em entrevista ao G1, o chefe do executivo destacou que os atritos com a concessionária que distribui água na capital amazonense, Manaus Ambiental, após o rompimento de quatro adutoras, ainda representam o principal obstáculo dos primeiros meses de gestão.

A auditoria na concessionária, que terá início nesta quarta-feira (10), determinará uma possível quebra de contrato, considerada por Artur após o segundo rompimento de um canal na Compensa, Zona Oeste de Manaus.

“Eu disse ao alto comando da Manaus Ambiental que a marca deles está queimada na cidade. Me pergunto se existem condições de conceder o Programa Águas para Manaus (Proama) a essa empresa”, disse o prefeito.

De acordo com o gestor, o momento é de poupar dinheiro para o verão, tendo em vista as obras para a Copa do Mundo de 2014. “Nosso trabalho em relação à Copa tem sido intenso. Hoje passamos a frequentar reuniões do Ministério do Esporte, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Internacional de Futebol (Fifa)”, destacou.

Essa presença em todos os momentos antes do mundial é fundamental para que a cidade faça um bom papel, segundo Artur. “Queremos que seja um período muito produtivo, que nos dê a possibilidade de exibir uma Manaus bonita para o turista. A cidade vai ser mostrada para bilhões de pessoas em todo o mundo e tenho certeza que faremos um bom papel”, acrescentou.

Centro e camelôs

O prefeito também comentou a situação dos vendedores ambulantes no Centro da cidade. A construção de um shopping popular no local, por meio da recém-implantada Secretaria Extraordinária do Centro de Manaus (Semex), ainda está sendo estudada, afirmou Artur. “Os camelôs não podem ficar em um único shopping, porque seria um prejuízo para eles e uma atitude desonesta de minha parte. Eles e nós queremos que as ruas sejam desobstruídas e que o Centro fique limpo. Porém também estamos em busca de uma solução signa para as vidas deles”, ressaltou o tucano, frisando ainda que, até a Copa, o destino dos ambulantes já terá sido definido.

Em um balanço dos quatro primeiros meses na Prefeitura, Artur apontou melhorias no âmbito social.

“Aumentamos a obtenção de empregos por parte do Sistema Nacional de Emprego (Sine), estendemos o horário de funcionamento de muitas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e vamos chegar a todas, para acabar de vez com as filas. Estamos vacinando as meninas contra o HPV. Entregamos quatro creches, cinco UBS e quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras)”, enumerou.

Infraestrutura

A operação “Tapa Buracos” foi outro ponto lembrado pelo chefe do executivo municipal. “O Hissa Abraão [vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Habitação] visitou mais de quatro mil ruas para solucionar esse problema. É importante ressaltar que não criamos nenhum buraco, e sim herdamos uma situação. Portanto, temos muito trabalho pela frente. A nossa prioridade nesse sentido é fazer trafegar os ônibus nas vias fundamentais da cidade”.

Falando em ônibus, a polêmica em torno do aumento da tarifa do transporte coletivo também foi comentada por Artur. “Reduzir o preço da passagem é um sonho que tenho para os meus quatro anos como prefeito. No entanto, essa mudança só é possível se tivermos liquidez no sistema para fazermos melhorias. Esse reajuste foi abaixo da inflação do período. Vamos colocar ônibus novos na cidade paulatinamente, para que a frota não envelheça de uma vez”, explicou.

Comparação

Além das obras “físicas” – que ainda incluem a recente entrega da Biblioteca no Largo São Sebastião e as conclusões do Mercado Adolpho Lisboa e da segunda etapa da Ponta Negra -, o prefeito também destacou o pagamento em dia dos fornecedores e as dívidas da gestão anterior.

“Essa meta de cem dias já supera prefeituras anteriores – e nisso se inclui o meu primeiro mandato – e também prefeitos que assumiram junto comigo, no início do ano. É um começo vitorioso”, concluiu.

Fonte: G1,AM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.