Macapá – Consciente de que não está numa boa com os eleitores, o “cacique” da política maranhense, hoje senador pelo Amapá, José Sarney (PMDB), após analisar com muito cuidado os resultados de algumas pesquisas e detectar que não está bem com o eleitorado, o veterano “cacique” tomou uma decisão. Está fora do páreo eleitoral de outubro próximo.Por isso, após 60 anos na política, sendo 24 deles somente no Senado, o senador José Sarney desistiu de disputar a reeleição este ano e já comunicou aos aliados. Segundo ele, a justificativa para a aposentadoria é querer ficar mais tempo com a esposa Marli, que está doente e vive em São Luís, no Maranhão.
A perda de apoio político no Amapá, porém, deve ter pesado na decisão. A possibilidade de derrota nas urnas para Sarney, de acordo com as pesquisas, era real, já que a rejeição do candidato aumentou no estado, fazendo com que aparecesse como segunda ou terceira opção de voto.
Nesta segunda-feira, 23, Sarney foi vaiado em um evento em Macapá, ao lado da presidente Dilma. “Conversei com a presidente Dilma e disse a ela que a situação está muito complicada. Acredito que não vou concorrer ao Senado”, disse Sarney ao ex-senador Gilvan Borges, presidente do PMDB do Amapá.
Amazonianarede- O Estado de S. Paulo