Com 39Cº à sombra, Manaus bateu ontem mais um recorde de Calor

Os termômetros nas ruas de Manaus, mostram a intensidade do calor
Os termômetros nas ruas de Manaus, mostram a intensidade do calor
Os termômetros nas ruas de Manaus, mostram a intensidade do calor

Manaus, AM – Os manauaras e visitantes, estão sofrendo muito com o forte verão amazônico e grande calor que diariamente banha a capital amazonense. Devido a forte temperatura, para tentar driblar um pouco o calor, várias estratégias são utilizadas como utilizar roupas frescas, consumir muito gelado, como picolés, sucos e sorvetes e quem tem tempo,  recorre aos balneários para afogar um pouco o calor e a Praia da Ponta Negra, é muito visitada neste tempo quente.

Os problemas produzidos pelo forte calor, são muitos e diversos, como por exemplo  a desidratação, especialmente nas crianças e o surgimento com facilidade de focos de incêndio, especialmente nos bairros periférico  da cidade, onde ainda existe um pouco  de mata, dando muito trabalho ao Corpo de Bombeiros.

Neste domingo a tarde, Manaus bateu mais um recorde de temperatura, com o termômetros registrando a marca de 39Cº, segundo Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta época do ano, uma visita a Ponta Negra e um mergulho no Rio Negro, sempre é bom
Nesta época do ano, uma visita a Ponta Negra e um mergulho no Rio Negro, sempre é bom

Para amenizar um pouco o calor, algumas crianças, tiveram uma  ideia interessante e resolveram transformar um chafariz na tradicional Bola do Mindú, no Parque Dez em balneário, chamando a atenção de pedestres e motorista, muitos parando pra fotografar os banhistas mirins.

De acordo com um comerciante da área que se identificou apenas como Souza, esse fato já é costumeiro aos domingos, e as crianças se divertem no local após uma manhã de brincadeiras.

Chafariz da Bola do Mindú , virou balneário para as crianças se refrescarem
Chafariz da Bola do Mindú , virou balneário para as crianças se refrescarem

“Todos os domingos eles vêm por volta de 13h, às vezes até mais cedo, e fazem a festa. Brincam por aqui pelo bairro e depois pulam na água. Ao menos para isso essa obra tem utilidade”, afirmou Souza. A obras foi da administração do ex-prefeito Amazonino Mendes;

Culpado é o El Niño

Para o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) avalia que o clima atinge a alta temperatura nesta época e provocado devido ao fenômeno El Niño e nos próximos três meses, será de raras chuvas, bem abaixo da abaixo da normalidade para o período, o que deve potencializar ainda mais o calor na cidade.

De acordo Censipam, a causa desse efeito no clima da parte Leste do Amazonas é o fenômeno conhecido como El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, influenciando no clima em outras regiões do globo.

A explicação é o monitoramento feito pelo Censipam indica que, até outubro, este fenômeno deve potencializar a seca nas áreas Leste, Sul e Sudeste do Amazonas, sendo que, em outubro, a tendência é que as ocorrências de chuva aumentem, mas, ainda assim, abaixo da média do mês.

Mas, o pior anda está por vir, de acordo om estudiosos e especialistas, os dias mais quentes do ano em Manaus, ou melhor no amazonas o pico da temperatura ocorre nos dias de outubro, o mesmo que está se

Mais um visão da Ponta Negra, nesta época de temperatura alta em Manaus
Mais um visão da Ponta Negra, nesta época de temperatura alta em Manaus

aproximando e com isso, o bolso dos manauaras, esvazia um pouco mais com o consumo de energia elétrica para o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado e ventiladores para espantar um pouco o calor.

Além da alta temperatura, a cidade também registrou a mais baixa umidade relativa do ar em 2015 – 24%. O índice de calor e a sensação térmica, medidos a partir do cruzamento da temperatura com a umidade do ar e a velocidade do vento, respectivamente, ficaram em 37 graus e não superaram os maiores índices já registrados este ano.  Em 25 de agosto, a sensação térmica chegou a 42.2°C.

O dia mais quente do ano, até agora, em Manaus, havia sido em 20 de agosto, quando os termômetros alcançaram a máxima de 37°C.

Amazonianarede

 

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.