Coleta seletiva recolhe 730 kg de materiais em quatro dias de trabalho no Live Site

Foi realizada a triagem e separação dos materiais que podem ser reaproveitados
Foi realizada a triagem e separação dos materiais que podem ser reaproveitados
Foi realizada a triagem e separação dos materiais que podem ser reaproveitados

MANAUS, AM – Atuando em outra frente de limpeza, paralelamente ao trabalho da Prefeitura de Manaus, os catadores de recicláveis participaram dos dias de jogos de Futebol das Olimpíadas em Manaus, e recolheram 730 kg de materiais durante 4 dias de atuação no Live Site, espaço de festas oficial do município, no Complexo Turístico Ponta Negra.

Aproximadamente 30 catadores trabalharam durante os dias 3, 4, 7 e 9 na segregação de produtos descartados pela população na Ponta Negra, realizando a triagem e separação dos materiais que podem ser reaproveitados. Para realizar este trabalho, os grupos contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Segundo o subsecretario de Gestão da Semulsp, Eisenhower Campos, o trabalho dos catadores é importante, tanto para a Prefeitura, quanto para o meio ambiente. “Eles evitam que resíduos como garrafas PET, plásticos, papel, latinhas de alumínio e papelão, sejam desperdiçados como lixo comum”, reforçou.

COLETA-LIXO-RECICLAVEL-02Os materiais recolhidos serão divididos entre as cooperadoras que participaram do evento. “Esses materiais deixam de ir para o Aterro Sanitário e se transformam em lucro para centenas de catadores”, ressaltou a presidente da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), órgão vinculado à Semulsp, Laurimar Costa.

O trabalho dos catadores deve continuar em todos os eventos oficiais da Prefeitura, como já vem acontecendo desde 2014. “A população de Manaus já conta com a presença frequente dos catadores nos eventos da Prefeitura. O trabalho deles é primordial para a limpeza da cidade”, comentou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

Durante os quatro dias de atuação no Live Site, as garrafas PET foram os produtos mais coletados, rendendo 340 kg; seguido pelo papelão, que gerou 88 kg. Os catadores destacados para esta atividade são ligados ao Comitê Regional do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e grupos independentes, como a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.