Coleta no igarapé do Gigante encerra ação de sensibilização na área urbana

Coleta no igarapé, encerra ação de sensibilização em área urbana

 

Coleta no igarapé, encerra ação de sensibilização em área urbana
Coleta no igarapé, encerra ação de sensibilização em área urbana

Manaus, AM – Uma grande mobilização para a coleta de resíduos sólidos na foz do igarapé do Gigante foi realizada na sexta-feira, 24, retirando cerca de cinco toneladas de lixo de diversos trechos do igarapé. A atividade foi coordenada pelo Conselho Consultivo da APA Tarumã-Ponta Negra e reuniu mais de 50 pessoas, entre conselheiros e representantes de diversas entidades, distribuídas em embarcações e pranchas de SUP.

O Conselho Consultivo da APA Tarumã-Ponta Negra é um órgão instituído pela prefeitura com a finalidade de atuar na cogestão da área de proteção ambiental. A ação marcou o encerramento das atividades de sensibilização em área urbana promovidas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

“O maior ganho foi o fortalecimento de nossa rede de interação. Foi muito gratificante perceber que há pessoas, verdadeiramente, comprometidas com nosso patrimônio ambiental”, afirmou a presidente do Conselho, Angeline Ugarte.

Moradores de conjuntos e loteamentos habitacionais por onde passa o igarapé do Gigante também participaram da mobilização, iniciada ainda no dia 10 de junho, no bairro da Redenção, onde estão as nascentes do Gigante, até a Marina do Davi, onde se encontra a foz. Nesse último local, o descarte irregular de resíduos causa danos significativos à microbacia do rio Tarumã-Açu.

Angeline explicou que a programação agora se estenderá à zona rural, com uma atividade de sensibilização na comunidade Nova Esperança, às margens do Igarapé do Tiu, do lado direito do Tarumã-Açu. Haverá palestra sobre a APA e a Bacia Hidrográfica do Tarumã, oficina de artesanato com resíduo florestal e distribuição de mudas em resíduo de cocos.

O conselheiro Manoel Lima, representante do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), disse que as atividades realizadas servem de base para a construção e implementação do Plano de Gestão da área de proteção ambiental. “É importante unirmos força para demarcarmos posição política e interinstitucional sobre a urgência de ações voltadas à proteção da Bacia do Tarumã”, destacou.

A ação contou, ainda, com a participação da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Coop-Acamdaf), do SUP Amazonas, XLab.Manaus, Condomínio Itapuranga III, Semed, ICMBio, a ONG Les Amis de L’Amazonie e a OCIP Novos Caminhos.

 

Amazomnianarede-Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.