CMM aprova moção de parabenização ao Dia dos Jornalistas

A moção é de autoria da vereadora Pastora Luciana
A moção é de autoria da vereadora Pastora Luciana
A moção é de autoria da vereadora Pastora Luciana

MANAUS – Os vereadores aprovaram por unanimidade na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira, 07, a moção de parabenização de Nº 161/2015 de autoria da vereadora Pastora Luciana (PP), que “parabeniza o dia dos jornalistas na pessoa do senhor Wilson Carlos Braga Reis, presidente do sindicato dos jornalistas profissionais do Estado do Amazonas”.

O Dia do Jornalista é comemorado anualmente em 7 de Abril. A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar a informação para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.

Origem do Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem à Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

SJPAM

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM foi criado por meio da Carta Sindical, datada de 18 de dezembro de 1958, sendo o seu primeiro presidente o jornalista Arlindo Porto, atualmente, membro da Academia Amazonense de Letras.

A história da entidade classista se mistura a própria história da cidade de Manaus, capital do Amazonas, com participação marcante em movimentos da luta da classe trabalhadora no Estado.

Nova Direção

A nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM, foi eleita em 26 de novembro de 2014, com o slogan “unidossomos+ e pauta voltada à defesa do jornalismo de qualidade e interesse público, os profissionais apostam na união da categoria para fortalecer a luta por melhorias das condições de trabalho e salário e, acabar com a onda de demissões que ronda os jornais brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.