Cirurgias de quadril terão jornada na Fundação Hospital Adriano Jorge

A Fundação Hospital Adriano Jorge, do Governo do Estado, e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) iniciam, nesta terça-feira (6 de agosto), uma jornada de cinco dias de cirurgias ortopédicas de alta complexidade.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, serão realizados 25 procedimentos cirúrgicos (artroplastia primária de quadril), que beneficiarão 23 pacientes inscritos no programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O secretário destaca que esses pacientes foram previamente selecionados, no mês de maio, em triagem realizada por dois médicos do próprio Into, em Manaus.

O Into tem sede no Rio de Janeiro e é referência nacional, do Ministério da Saúde, para o tratamento de doenças e traumas ortopédicos de altíssima complexidade. A ação que será realizada nestes cinco dias em Manaus integra o Projeto Suporte, através do convênio de cooperação técnica firmando entre o Governo Federal (Ministério da Saúde) e o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

Uma equipe, composta por 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos do Into já está em Manaus. Segundo o diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, os procedimentos cirúrgicos contarão com a participação dos profissionais do Adriano Jorge, referência no Estado para o serviço de ortopedia. “Toda a equipe médica da Fundação estará em treinamento cirúrgico, assim como discutindo temas e casos específicos da área durante jornada científica”, disse o diretor-presidente.

O anestesista do Into José Luiz Ramalho Neto, que está coordenando a ação em Manaus, destaca que o Projeto Suporte tem como principal objetivo a qualificação dos serviços, com o intuito de oferecer atendimento de excelência à população, permitindo diminuir o número de transferências de pacientes locais para TFD. “Isso representa comodidade e facilidade para o próprio paciente, que recebe atendimento humanizado, com possibilidade de tratamento e recuperação junto aos familiares”, ressalta Ramalho.

A artroplastia primária de quadril, procedimento que será realizado nos 23 pacientes durante a jornada de cirurgia, prevê a colocação de uma prótese na área fraturada ou desgastada por doenças.

A Fundação Hospital Adriano Jorge é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e é referência para internação de pacientes oriundos dos Prontos Socorros da capital, interior do Amazonas e rede básica de saúde. Tem como finalidade a assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa.

(Fonte: Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.