Círio de Nazaré: peregrinações começam no próximo dia 27

A partir da segunda quinzena do mês de agosto, o clima Mariano se instaura na cidade. O Círio de Nazaré está próximo e com ele os preparativos para essa que é a maior romaria do Brasil. Já na semana que vem, a Missa do Mandato abre a programação da festividade, além de marcar o início das peregrinações de Nossa Senhora de Nazaré aos lares católicos.

Para 2013, algumas novidades já foram anunciadas pela Diretoria do Círio.

De acordo com Carlos Augusto Nobre, diretor de procissões, a reunião de avaliação apontou algumas melhorias que serão feitas este ano. “Vamos realizar uma campanha pela segurança na romaria fluvial, junto com a Capitania dos Portos, que vai orientar algumas determinações quanto à distância de uma embarcação para outra e as vistorias de cada uma delas. Além disso, vamos reforçar a campanha pelo não corte da corda, que preza pela segurança da procissão”, revela.

Sobre a maior procissão, o traslado Ananindeua -Marituba, que tem 12h de duração e percorre 55 km, a intenção é enxugar o tempo. “Estamos querendo diminuir em pelo menos uma hora essa procissão. Mas não vamos mudar o trajeto, apenas fizemos readequações nas paradas para homenagens”, afirma.

No Círio deste ano também está confirmada a presença do núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. “O representante da Igreja Católica no Brasil, veio pela primeira vez ao Círio do ano passado e pediu para voltar”, comenta o diretor.

No próximo domingo, ocorre o Encontro de Formação de Dirigentes das Peregrinações, que vai reunir representantes das paróquias católicas para o último encontro entre os dirigentes. São mais de mil devotos participando, das oito comunidades católicas, que darão início aos encontros menores nas casas dos fiéis. A partir daí, com todos preparados, na segunda-feira (26) será celebrada a Missa do Mandato, onde os dirigentes levam suas imagens para que recebam as bênçãos de Dom Alberto Taveira.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no entanto, já está peregrinando. “As peregrinações das paróquias começam na próxima segunda, mas a imagem da Virgem Maria já está visitando outros municípios. Estivemos em Bujaru, no fim do mês vamos a Soure e nos dias 6, 7 e 8 de setembro a Imagem será levada ao Rio de Janeiro”, declara o diretor.

Além de visitar municípios do Pará e outros estados, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorre empresas e lares. No ano passado foram distribuídos 5,5 mil kits, com imagens peregrinas, livros com as orações e cartazes do Círio.

Estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) e da diretoria da Festa de Nazaré são de que as imagens visitaram, até o Círio em 2012, cerca de 110 mil lares paraenses, com participação de cerca de 1,7 milhão de fiéis.

Em Belém, as peregrinações – encontros de preparação espiritual para o Círio, somam 15 encontros em que imagens de Nossa Senhora de Nazaré vão, de casa em casa, abrindo a contagem regressiva para o Círio, como vai acontecer a partir da próxima semana.

(Foto: Mauro Ângelo – Diário do Pará)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.