Cidade cobra melhorias para o setor pesqueiro no Amazonas

Deputado Cidade, quer mais apoio federal para a pesca amazonense

 

Deputado Cidade, quer mais apoio federal para a pesca amazonense
Deputado Cidade, quer mais apoio federal para a pesca amazonense

Amazonas – A parceria para a gestão dos recursos pesqueiros do sul e sudeste formalizada  entre os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Meio Ambiente, foi citada e elogiada pelo deputado estadual Orlando Cidade (PTN), na manhã desta quarta-feira (15), durante o Pequeno Expediente, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O parlamentar observou as muitas dificuldades que  o setor  enfrenta no Amazonas e pede urgente providência em apoio aos pescadores, considerando que milhares de pessoas sobrevivem dessa atividades.

Os dois ministérios, segundo o parlamentar, serão responsáveis pelas medidas de ordenamento pesqueiro das espécies pelágicas (que são encontradas na superfície marítima) das duas regiões, como a tainha e a sardinha.

Cidade enalteceu a iniciativa dos dois ministérios em  desenvolver a pesca, com uma política voltada à sustentabilidade e mostrou preocupação, quanto à situação do Estado. “Fica a preocupação, pois enquanto o Sul e  o  Sudeste estão conseguindo realizar a liberação da pesca de forma sustentável, no Amazonas há uma série de entraves”, questionou.

Amazonas

Para o parlamentar, o setor está sufocado no Estado
Para o parlamentar, o setor está sufocado no Estado

O parlamentar lembrou que a pesca realizada no Amazonas, por embarcações de médio e grande porte sofreu impacto negativo nos últimos anos. “A capacidade  de produção foi afetada, entre outras coisas, pelo fechamento de algumas áreas que foram demarcadas, onde não se pode mais pescar, além de terem aumentado a aplicação de multas, assim como a apreensão de pescado, o que dificulta a atividade.

Em Manacapuru, por exemplo, tem muitas embarcações abandonadas e, isso é muito negativo à economia. Tudo tem que ser feito com cautela”, lamentou.

Ele parabenizou a ação dos ministérios e disse que espera que o Estado do Amazonas siga o exemplo nas ações a favor da atividade de piscicultura.

Amazonianarede-Aleam

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.