Cheia do Rio Madeira causa prejuízos em Rondônia

Várias plantações foram destruídas e famílias tiveram que deixar as casas.

Rondônia – Agricultores que vivem às margens do Rio Madeira, em Rondônia, estão sofrendo com a cheia desse ano. Milhares de pessoas estão de olho no volume do rio, que oscila, mas permanece alto. Em várias comunidades ribeirinhas de Porto Velho, o rio já transbordou, se misturou a lagos e riachos, encobriu estradas, quintais de casas e atingiu 450 famílias, segundo a Defesa Civil.

A água acabou com plantações inteiras de mandioca, melancia, banana. João Martins mantém a casa e o quintal cercados, para evitar a invasão de jacarés. Os animais estão num local suspenso. Cachorros, galinhas e patos dividem o mesmo espaço, uma questão de sobrevivência.

Ainda não dá para calcular os prejuízos que os ribeirinhos tiveram com essa cheia. Muitas famílias que precisaram deixar as casas inundadas vão para casa de parentes ou de amigos. Para quem não tem para onde ir, a alternativa são as barracas da Defesa Civil.

A tendência é o rio começar a baixar em abril, mas segundo os especialistas, ainda vem por aí os repiques, as subidas rápidas, que podem provocar mais estragos.

Essa semana, o Rio Madeira atingiu o maior nível do ano. O rio sofre influência de rios da Bolívia e, por lá, a chuva continua intensa.

Amazonianrede-Globo Rural

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.