Chama dos Jogos Escolares da Juventude 2013 é acesa em Belém do Pará

(Foto: Michael Dantas – Sejel)

A quase mil dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016, Belém do Pará entra no clima olímpico. Com o início dos Jogos Escolares da Juventude, a partir desta quinta-feira, dia 7, a cidade se transforma na capital esportiva escolar do País.

Maior competição estudantil do Brasil, o evento para jovens de 15 a 17 anos reunirá quase quatro mil alunos-atletas de 1.251 escolas, um recorde para o evento. Realizados pela primeira vez na Região Norte, os Jogos Escolares da Juventude contribuem para a formação de milhares de jovens e revela ídolos nacionais do esporte, a exemplo da judoca Sarah Menezes, ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012 e tricampeã dos Jogos Escolares em 2004, 2005 e 2007.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), enviou a Belém uma delegação formada por 175 pessoas, entre atletas, técnicos, oficiais e assessoria de imprensa.

O reconhecimento nacional do evento, com a participação de atletas de todo o Brasil, se traduz em benefícios para a cidade sede, como destaca o gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner. “O carinho, a receptividade e a amizade do povo do Pará, que nos recebeu tão bem desde o começo, nos fazem ter certeza de que fizemos a escolha certa. Vários são os benefícios para a população local, como a recuperação dos locais de competição, capacitação de pessoal, apoio dos voluntários, geração de empregos temporários e incentivo à prática esportiva. Todos aqui acreditam que o projeto educação e esporte devem andar juntos e dão suporte para outras áreas, como saúde, meio ambiente e segurança”, afirmou Edgar Hubner.

ESTRELA ESTUDANTIL

Um exemplo de como o investimento em esporte e educação apresenta resultados positivos vem da judoca piauiense Sarah Menezes. Depois de brilhar nos tatames dos Jogos Escolares e dos Jogos Olímpicos Londres 2012 como atleta, Sarah está em Belém como uma das Embaixadoras do evento. “Satisfação imensa de estar aqui contando a minha experiência.

Fico honrada de ser um exemplo para as crianças. Comecei no esporte aos nove anos, abracei o esporte e fui ao topo da minha vida, após participar dos Jogos Escolares”, destacou Sarah Menezes.

CULTURA PARAENSE NA ABERTURA

A cerimônia de abertura teve apresentação de grupos de música e dança locais e contou com a presença do gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner; do Governador do Pará, Simão Jatene; do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; o vice-presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, Flávio Camelier; além de seis atletas olímpicos brasileiros que serão Embaixadores do evento. Os atletas são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Sarah Menezes (judô), Ligia Silva (tênis de mesa), Daiane dos Santos (ginástica artística), Luciano Pagliarini (ciclismo) e Pedro Cunha (vôlei de praia).

DISPUTA POR MEDALHAS

Na manhã da sexta-feira, dia 8, a partir das 9h, terão início as competições de nove modalidades individuais: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. A conquista das primeiras medalhas dos Jogos Escolares acontecerá na Avenida Litorânea, localizada no Portal da Amazônia, com a prova contrarrelógio do ciclismo. No mesmo local, também serão realizadas as partidas de vôlei de praia.

As disputas da natação e do judô acontecerão no mesmo local da cerimônia de abertura, o Campus III da Uepa. Já o Sesi da avenida Almirante Barroso será a casa da luta olímpica. No Estádio do Mangueirão, serão realizadas as provas de atletismo. Os alunos-atletas do tênis de mesa e do xadrez competirão no Colégio Gentil e no Hangar Centro de Convenções, respectivamente.

A apresentação das meninas da ginástica rítmica, única modalidade exclusivamente feminina, começará às 15h, no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL). As competições individuais seguirão até o domingo, dia 10. Na terça-feira, dia 12, terão início os torneios masculino e feminino de basquete, futsal, handebol e vôlei dos Jogos Escolares. Nessa fase, os estados são divididos em três divisões (Primeira, Segunda e Terceira), de acordo com a colocação conquistada em Cuiabá 2012.

OUTRAS ATIVIDADES

Além da competição nas quadras, piscinas, tatames e pistas, todos os participantes dos Jogos Escolares participarão de intensa atividade sociocultural e educativa. No Centro de Convivência dos Jogos, localizado no Hangar Centro de Convenções, os alunos-atletas acompanharão clínicas esportivas de esgrima, badminton, basquete 3 x 3, jogos de botão, pebolim, acesso à internet, exposição de uniformes olímpicos do Time Brasil, biblioteca e espaço de lazer da Coca-Cola.

JOGOS ESCOLARES 2014

A cidade de Londrina, no Paraná, foi apresentada como sede dos Jogos Escolares da Juventude 2014, etapa para jovens com idade entre 12 e 14 anos. A assinatura do termo de compromisso aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 7, no auditório do Centro de Convivência dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, localizado no Hangar Centro de Convenções.

REALIZADORES E PATROCINADORES

Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.