Centro Judiciário para a Solução de Conflitos

A solenidade de inauguração, foi presidida pela titular do Tjam, Graça Figueiredo
A solenidade de inauguração, foi presidida pela titular do Tjam, Graça Figueiredo
A solenidade de inauguração, foi presidida pela titular do Tjam, Graça Figueiredo com o testemunho do gov. José Melo

Tabatinga (AM)Integrando a comitiva do governador José Melo, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo instalou na manhã desta quarta-feira, dia 11, no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus em linha reta), o 6º Centro Judiciário de Solução de Conflitos.

O presidente do Grupo de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Sabino Marques e o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Gildo Alves de Carvalho Filho também estava presentes à solenidade.

Em seu discurso, Graça Figueiredo explicou que o centro vai abranger, também, outros municípios do Alto Solimões, entre eles as comarcas de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Amaturá e São Paulo de Olivença.

Os centros judiciários de solução de conflitos estão previstos no novo Código de Processo Civil (CPC), que entrará em vigor em março de 2016. Pelo novo CPC, todos os tribunais de justiça do país devem contar com Cejuscs para atuar especificamente na solução de conflitos pré-processual, setor de solução de conflitos processual e setor de cidadania.

Somente em 2015, Graça Figueiredo instalou cinco unidades no interior do Amazonas. Os dois primeiros foram inaugurados em junho de 2015, nas comarcas de Manacapuru e Iranduba, região Metropolitana de Manaus.

O governador José Melo também discursou, destacando a importância da justiça chegar ao interior e combater as dificuldades de acesso à justiça que o homem do interior até hoje encontra.

Amaqzonianarede-Ascon/Tjam

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.