Manaus, AM – O Centro de Diagnóstico do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte completa um ano de funcionamento nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, com a marca de mais de 165 mil diagnósticos de alta complexidade realizados nesses 12 meses. Nesse moderno parque de imagens, são 13 procedimentos disponíveis de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, para pacientes da capital e interior, que são encaminhados para a unidade via o complexo regulador.
Unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), o HPS da Zona Norte é administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed). Pesquisa interna realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário aponta que 98,2% dos pacientes estão satisfeitos com atendimento que receberam no Centro de Diagnóstico.
Os exames de alta complexidade, aliado ao conhecimento médico, são fundamentais para diagnosticar com precisão o motivo da queixa apresentada pelo paciente, são aliados no tratamento e em intervenções cirúrgicas, por exemplo, aponta o diretor técnico da unidade, Cássius Segato.
Rapidez
Vinda do município de Manacapuru para realizar uma ressonância, a funcionária pública, Francinere Santos da Silva, 52, disse que aguardou apenas uma semana entre a solicitação e a realização do exame. “Excelente estrutura, fui bem atendida desde a entrada. O exame foi solicitado na Policlínica de Manacapuru”, contou.
Essa não é a primeira vez que a dona de casa Maria da Paz Gomes de Aguiar, 56, é atendida no Centro de Diagnóstico. “Aqui é tudo ótimo, gostei desde a primeira vez que estive aqui. Indicaria essa unidade para outras pessoas”, disse a paciente encaminhada pelo HPS João Lúcio que desta vez realizou um exame de ressonância.
Ecocardiograma adulto e infantil, holter 24 horas, monitorização ambulatorial de pressão arterial, teste ergométrico, endoscopia, colonoscopia, retosigmoidoscopia, raio-x, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética e mamografia são os procedimentos oferecidos na unidade.
Resultados pela internet –
No Centro de Diagnóstico do HPS da Zona Norte a tecnologia vai além dos equipamentos de exames, destaca o diretor administrativo da unidade, Edson Luiz Martins. De forma segura, pacientes podem visualizar, por meio da internet, resultados de cinco exames: raio x, ressonância, tomografia e mamografia.
Após realizar o exame, o paciente recebe um link e um número de protocolo. Ao acessar esse link por meio de qualquer navegador, aparece um campo para digitar o número de protocolo.
Após 72 horas de realização do exame, todas as imagens e o laudo podem ser visualizados. O paciente, se preferir, pode acessar o site do Governo do Amazonas (amazonas.am.gov.br) ou da Susam (saude.am.gov.br) e clicar no banner resultados de exames e digitar o protocolo para ter acesso aos laudos.
Amazonianarede-Secom