Celdo Braga será homenageado na CMM com medalha de ouro

(Foto: Internet)

O poeta, músico, intérprete, compositor e professor Celdo Braga, fundador do grupo Raízes Caboclas, e hoje tocando o projeto musical Imbaúba, voltado para as questões ambientais será homenageado no próximo dia 20 de setembro, com a medalha de ouro ‘Rodolpho Valle’, a ser concedida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Projeto de Decreto Legislativo nº 006/2013, de autoria do vereador Elias Emanuel (PSB) foi aprovado e promulgado na manhã desta segunda-feira (26), no plenário da CMM, com parecer favorável da Comissão Especial de Comandas da Casa Legislativa. A medalha de ouro Rodolpho Valle é uma das maiores comendas da CMM, destina a personalidades pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense por meio da cultura.

De acordo com o vereador Elias Emanuel, o poeta, músico e professor Celdo Braga é o artista amazonense que melhor conseguiu exprimir o sentimento da alma, principalmente do caboclo do Alto Solimões. A homenagem, como ressaltou, será na antevéspera do aniversário de Celdo Braga.

O vereador Wilker Barreto (PHS) e o vereador Waldemir José (PT) subscreveram o projeto de Decreto Legislativo. Segundo Waldemir José, Celdo Braga é um jovem talento que marca a cultura amazonense de um jeito diferente: o ser amazônico. “Sua poesia eterniza nossos momentos”, afirmou ele.

Celdo Braga nasceu no município de Benjamin Constant (a 1.118 quilômetros de Manaus). Sua trajetória musical é marcada pelo trabalho que desenvolveu durante 25 anos junto ao grupo Raízes Caboclas. É autor de composições de sucesso do grupo, entre elas, ‘Cantos da Floresta’, ‘Amazonas Moreno’ e ‘Banzeiro’.

Na área musical dedica-se ao projeto Imbaúba, mais voltado para as questões ambientais, além de tocar seu projeto poético. Formado em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, foi professor de Língua Portuguesa e Literatura em seu município e atuou durante dez anos como Secretário Municipal da Educação e da Cultura. Também é membro da União Brasileira de Escritores.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.