Católicos celebram a ressurreição de Cristo na Vigília Pascal

Amazonianarede – TV Amaz

Manaus – Com a maior concentração registrada na Catedral Metropolitana de Manaus, os católicos da capital celebraram com muita fé e esperança a ressurreição de Cristo.

Milhares de católicos da capital estiveram na Vigília Pascal na Catedral Metropolitana de Manaus durante a noite deste sábado (30). Considerada a maior e mais importante celebração cristã, o momento recorda a história da salvação. O Sábado Santo é marcado pela espera da ressurreição de Jesus Cristo. O arcebispo da cidade, Dom Sérgio Castriani, presidiu a celebração.

É também na Vigília Pascal que se renova o batismo e a luz de Cristo é enfatizada. Na Catedral Metropolitana, Dom Sérgio presidiu a benção do fogo, na frente da igreja, e entrou no templo em procissão com a comunidade distribuindo a luz através de velas. “Na Vigília, recordamos o grande anúncio que é a ressurreição de Cristo.

Aquele que fez milagres e que dá sentido à vida. Devemos sempre reviver esse anúncio”, disse o arcebispo durante a homilia.

Dom Sérgio Castriani fez ainda um apelo para que os fieis aproveitem o momento pascal e iniciem uma vida nova e melhorada, deixando para trás os maus hábitos e a vida desregrada. O arcebispo convidou ainda os presentes a serem ativos cristãos que se espelham na vida de Cristo e lutam pela paz.

A Vigília Pascal faz parte do Tríduo Pascal – formado pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado Santo e Domingo de Páscoa. Na missa do Lava Pés, os sacerdotes lavam os pés de alguns integrantes da comunidade, recordando o ato de Jesus lavar os pés dos discípulos na noite da Santa Ceia. Na Sexta-feira Santa, as igrejas realizam a leitura da Paixão de Jesus acompanhada da Via Sacra, relembrando os momentos de Cristo antes da crucificação. O Domingo de Páscoa, os católicos celebram a ressurreição do Senhor.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.