Caso de sarampo confirmado em Parintins

Caso de sarampo confirmado em Parintins

A coordenação de Vigilância em Saúde descarta caso confirmado e segue com suspeitas e notificações

Parintins, AM –  A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Saúde e Coordenação de Vigilância em Saúde, descarta casos de sarampo no município até esta sexta-feira (27). A instituição teve acesso a publicação de matéria em nível estadual dando conta de casos em Parintins, Itacoatiara e Manacapuru e Manaus, porém afirma que não recebeu qualquer notificação oficial por parte da Fundação em Vigilância em SAÚDE do Estado e Laboratorio de Referência LACEN, órgãos responsáveis por informar casos confirmados da doença.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Parintins, Elaine Pires, afirma que o município tem vários casos suspeitos e notificados a Fundação em Vigilância e Saúde do Estado que estão em investigação laboratorial, como determina o protocolo do Ministério da Saúde. “Desde a publicação da matéria em Manaus tentamos falar com o diretor presidente da FVS, doutor Bernardino Albuquerque, mas não conseguimos contato até o momento. Porém, o departamento dentro da Fundação em Vigilância em Saúde, por meio da coordenadora estadual de Doenças Exantemáticas, Ângela Desireé, que trata dos casos de sarampo, reafirmou que em Parintins oficialmente não temos casos confirmados”, disse Elaine.

Elaine Pires destaca que o município de Parintins desde o mês de março tem realizado uma série de trabalhos de prevenção sarampo com a intensificação da vacinação e treinamento dos profissionais para o atendimento de casos suspeitos.

“O prefeito Bi Garcia e o secretário Clerton Rodrigues determinaram total atenção em relação a esse tema que preocupa a todo Estado do Amazonas. Hoje temos um protocolo sendo adotado nos nossos dois hospitais para tratar de forma eficiente aos casos suspeitos e realizar a notificação as autoridades do Estado”, enumerou.

Todas as unidades de saúde em Parintins contam com a vacina tríplice viral que também protege contra o sarampo, enfatizando que a faixa etária prioritária é de 1 a 5 anos, segundo o Calendário Nacional de Vacinação.

Manaus

O 20º Informativo Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Sarampo, divulgou na última segunda-feira (23), aponta que Manaus registra 519 casos confirmados da doença, 75 a mais do que o indicado há uma semana.

No total, desde fevereiro, Manaus tem 3.528 notificações de sarampo, o que inclui os 519 casos já confirmados, os 2.890 que estão em investigação (aguardando o resultado laboratorial) e 119 que foram descartados.

Divulgado semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Informativo Epidemiológico reúne informações analisadas pelos representantes da Sala de Situação de Vigilância em Saúde, composta pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.

O novo informativo mostra que 48,9% dos casos confirmados estão faixa etária de até cinco anos, seguido da faixa etária de 20 a 29 anos (17%). Entre todas as notificações, que abrangem os casos ainda em investigação, a faixa etária de 20 a 29 anos é a mais atingida, representando 25,1%.

Por local de residência, do total de 3.528 notificações, o Informativo Epidemiológico mostra que a zona Norte registra 1.322 casos notificados, a zona Leste tem 1.174, zona Oeste com 478, zona Sul com 508 e zona Rural com 46 casos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a partir dos dados apresentados no informativo epidemiológico, a Semsa realiza o planejamento das ações de combate ao sarampo.

De acordo com ele, é o caso da varredura vacinal nas zonas Norte e Leste, que apresentam 70,8% do total de notificações, e da intensificação de ações para imunizar crianças, adolescentes e adultos jovens, programadas em escolas e universidades.

Como parte da segunda etapa do Plano de Intensificação Contra o Sarampo em Manaus, iniciado no dia 16 de julho, a Semsa está executando uma varredura vacinal nos três bairros com maior incidência de casos de sarampo: Jorge Teixeira, na zona Leste, e Cidade Nova e Novo Aleixo, na zona Norte.

Durante a varredura, profissionais de saúde realizam a avaliação da situação vacinal da população, com visitas domiciliares, para a vacinação contra o sarampo na faixa etária de seis meses a 49 anos. O trabalho acontece de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h. Nos finais de semana, a varredura é feita no horário das 8h às 13h.

De acordo com o 20º Informativo Epidemiológico, a Campanha Municipal contra o Sarampo, iniciada no dia 14 de abril e direcionada para crianças de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, atingiu 95,22% do público-alvo, tendo vacinado 182.429 crianças.

Amazoninarede-RDA-SSP

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.