A meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) é oferecer 3,6 mil exames de mamografia e de ultrassonografia nos dois bairros.
Uma das carretas da saúde estará, neste mês de outubro, nos bairros Dom Pedro, zona centro-oeste, e Santo Antônio, zona oeste.Entre os dias 6 e 10 de outubro, a unidade estará no estacionamento da Vila Olímpica, na avenida Pedro Teixeira. De 13 a 31 desse mês, seguirá para o estacionamento do Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio.
A meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) é oferecer 3,6 mil exames de mamografia e de ultrassonografia nos dois bairros.
Na Vila Olímpica, a unidade móvel estará presente como parte da programação do Dia Mundial da Saúde Mental e da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, organizada pela SES-AM. A iniciativa é voltada às trabalhadoras da saúde e contará com a oferta de exames preventivos, atividades físicas, acolhimento psicossocial e rodas de conversa sobre saúde mental e bem-estar no trabalho.
A segunda carreta de mamografia e ultrassonografia está atendendo desde 20 de setembro no Ceti Eliza Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, onde permanecerá até o dia 9 de outubro como parte da programação estendida do Governo Presente. Uma terceira carreta, de tomografia, está em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) até o dia 25 de outubro, instalada ao lado do hospital José Mendes.
Outubro Rosa
Além da mamografia, as carretas oferecem exames de ultrassonografia de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, do aparelho urinário, de próstata via abdominal, transvaginal e pélvica.
Os exames são destinados a pacientes adultos que já passaram por atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e possuem encaminhamento emitido pelo Complexo Regulador do Amazonas. A exceção é para o exame de mamografia em mulheres acima de 40 anos, que pode ser realizado sem necessidade de encaminhamento. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Balanço
Implantadas em 2023, as Carretas da Saúde já contabilizam mais de 86 mil atendimentos em todo o estado. Além de atender bairros da capital, os serviços também contemplaram os municípios de Cacau Pirêra, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Parintins e Silves, ampliando o acesso da população a exames de mamografia, ultrassonografia e tomografia.
amazonianarede
Por g1 AM