Carnaval de Manaus terá mais de 300 ações para a prevenção às DSTs/Aids

Muitas ações da PMM para prevenir DST-AIDS
Muitas ações da PMM para prevenir DST-AIDS
Muitas ações da PMM para prevenir DST-AIDS

Manaus – A Prefeitura de Manaus iniciou uma série de ações educativas que serão executadas no mês de fevereiro para a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids (DSTs/Aids)

As ações têm como foco o período carnavalesco e serão promovidas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Profissionais da área vão atuar em aproximadamente 330 atividades, percorrendo ensaios de escolas de samba, bandas, bailes e blocos carnavalescos, sítios e balneários, unidades de saúde, escolas e associações.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que a conscientização dos foliões sobre o contágio das DSTs/Aids e a utilização do preservativo como mecanismo de prevenção às doenças que podem ser transmitidas durante a relação sexual são mais que necessárias. “Os profissionais de saúde irão enfatizar junto à população a importância do uso preservativo, principalmente para o combate a doenças como Aids, sífilis e hepatite”, explicou Homero de Miranda Leão.

As ações envolvem diversos setores da saúde municipal, com os Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, com a participação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas e Unidades de Saúde da Família (UBSFs). Os profissionais de saúde já começaram a trabalhar na distribuição de preservativos e panfletos educativos, além da promoção de palestras com o tema “Vamos brincar, mas também se cuidar”.

Especialmente para o período de 13 a 17 de fevereiro, a Semsa montou um plano intensivo de atividades, programando a distribuição de 140 mil preservativos durante os desfiles das escolas de samba (dias 13,14 e 15) e no Carnaboi (dias 16 e 17), ambos realizados no Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo.

Além do estímulo ao uso do preservativo, a Semsa também alerta para a necessidade da realização de testes para a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis. “A Semsa disponibiliza o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C em 60 Unidades de Saúde e qualquer pessoa pode ter acesso ao exame de forma rápida, segura e sigilosa.

A detecção precoce da doença permite que o tratamento seja iniciado de forma imediata e isso contribui para quebrar o ciclo de transmissão das doenças”, destacou a chefe do Núcleo de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Adriana Raquel de Souza.

Pontos de concentração

Também neste período de mobilização, haverá atuação dos profissionais de saúde nos principais pontos de circulação de pessoas com ações voltadas para a prevenção de acidentes de trânsito pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, e de combate à dengue e à febre chikungunya.

Haverá ainda concentração em pontos estratégicos de entrada e saída da cidade como a rodoviária, a barreira da Polícia Militar na AM – 010, (Manaus – Itacoatiara) o Porto da Ceasa, o Aeroporto Eduardo Gomes, a Marina do Davi e o Porto de Manaus.

Amazonianarede-Semcom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.