Parintins, AM – O Boi Caprichoso abriu o Festival, mas foi o Garantido que emocionou o público quando pousou no meio do Bumbódromo uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade de Parintins.
Com o tema “Amazônia, Fé e Preservação”, o Boi Garantido entrou na arena do 49º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) por volta das 23h15 da noite desta sexta-feira (27).
Como a segunda apresentação da noite, o boi vermelho emocionou o público quando pousou, no meio do Bumbódromo, uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade de Parintins
Seguido por batucadas de representações de umbanda, lembrando a miscigenação negra, com índio e o branco, o Garantido fez ainda reverências à mãe natureza.
Referência a mártires
O levantador de toadas Sebastião Junior começou a apresentação fazendo referências a mártires, como a irmã Dorothy Stang. Assassinada por grileiros no Pará, Dorothy era uma ativista em prol da preservação da floresta.
Sebastião ainda mencionou Cristo – como representante da fé cristã –, Zumbi – mártir dos Palmares – e também a resistência do índio à colonização dos brancos portugueses.
Com o tema “Amazônia, Fé e preservação”, Garantido entrou na arena por volta das 23h15 da noite desta sexta (27) e encerrou os festejos perto de 1h30 da madrugada deste sábado (28).
Nesta primeira noite de Festival, o boi Garantido usou a temática da fé do povo da Amazônia. Povo que ainda resiste à degradação ambiental que se instalou na região. Fé na vida, na convivência pacífica entre os povos. E fé na possibilidade de a humanidade preservar a natureza de todo o planeta.
O Garantido finalizou sua apresentação por volta de 1h30 da madrugada deste sábado (28).
Mais tarde, neste segundo dia de festa, o Boi Encarnado será o primeiro a se apresentar no Bumbódromo.
Reprodução Em Tempo