Capes recebe propostas de projetos para concorrerem ao PROCAD-Amazônia e ao PVNS Amazônia-

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de julho por meio eletrônico no site da Capes

Amazonas – – Programas de Pós-Graduação (PPGs) de instituições de ensino superior (IES) implantadas na região Norte podem ser beneficiados com os editais do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia) e do Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS-Amazônia).

De iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os dois programas receberão propostas de projetos conjuntos de ensino e pesquisa até o dia 16 de julho.

A finalidade dos programas é o aprimoramento da formação de pós-graduação no Norte do País (com extensão para o Estado do Maranhão) de maneira a contribuir com a melhoria do nível de qualidade dos Programas de Pós-graduação (PPGs) instalados na região e ainda propiciar o desenvolvimento de estudos por pesquisadores de larga experiência e reconhecimento na área científica.

Por meio do PROCAD-Amazônia, pretende-se incentivar a criação de redes de cooperação acadêmica por meio do uso de capital intelectual e de infraestrutura vinculados a instituições participantes. Por seu lado, o PVNS-Amazônia visa ao apoio a execução de estudos capitaneados por Professor Visitante Nacional Sênior, possibilitando desta maneira a melhoria do nível de qualidade das pesquisas na região.

Estão previstas no PROCAD-Amazônia, as seguintes modalidades de bolsas: Estágio pós-doutoral no País, Professor Visitante no Exterior Júnior e Sênior, Doutorado Sanduíche no Exterior e Jovem Talento com Experiência no Exterior.

Cada projeto contará necessariamente com três equipes que devem pertencer a PPGs de diferentes instituições. O custeio é de até R$ 40 mil para projetos da Linha 1 e R$ 60 mil para projetos da Linha 2. O repasse será feito anualmente.

Os projetos terão vigência de cinco anos, sendo que o cronograma de atividades deve ser planejado para contemplar quatro anos de execução e o quinto ano, quando necessário, será destinado, exclusivamente, para a finalização das atividades dos projetos em que tenham ocorrido eventuais atrasos.

No caso do Programa Professor Visitante Nacional Sênior, estão previstas até 36 bolsas de Professor Visitante Nacional Sênior-Amazônia, com o limite de até quatro bolsas por projeto institucional.

Podem participar do processo de seleção Professores/pesquisadores doutores, há pelo menos dez anos, que estejam aposentados ou oficialmente licenciados para participar do programa. O candidato deve ter sido docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área, com produção científica relevante.

A submissão das propostas deverá ser feita pelo proponente/coordenador, por meio eletrônico, à CAPES por meio do Formulário Online, que pode ser acessado no seguinte link:  https://inscricao.capes.gov.br/individual.

Amazoninarede-Ag. Fapeam

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.