Câmara vai reunir com empresários para discutir descarte de pneus na cidade

CMM vai discutir com empresários o descarte de pneus na cidade
CMM vai discutir com empresários o descarte de pneus na cidade
CMM vai discutir com empresários o descarte de pneus na cidade

Manaus – Está marcada para esta quinta-feira (10), às 9h, no seio da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma reunião com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Pneus e empresas que comercializam pneumáticos em Manaus para debater a problemática do descarte irregular de pneus.

Além do segmento empresarial, foram convidados para a discussão representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria Municipais de Finanças e de Meio Ambiente, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e Ibama.

De acordo com o presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Everaldo Farias (PV), o objetivo é discutir propostas que viabilizem a implantação de um sistema de licenciamento simplificado para as borracharias existentes em Manaus, encontrar mecanismos que possam tirá-las da informalidade e da clandestinidade.

“Diversas borracharias atuam no comércio,não descartam os pneus que recebem, preferindo frisá-los e colocar à venda, contrariando a sua atividade fim, que é a prestação de serviços e não promoção de vendas”, disse o parlamentar durante última discussão sobre o tema, em 19 de agosto.

Manaus, segundo revelou o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Mário Lúcio da Silva Reis,  é a única capital da Amazônia que reutiliza pneus.

Seis empresas são cadastradas para receber e dar destinação aos pneumáticos usados e inservíveis. Três delas fazem a reutilização desse produto em sua própria matriz, o que representa apenas 2,7% da quantidade de pneus utilizados em todo o país ou o equivalente a 10 mil toneladas.

Amazonianarede-CMM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.