Câmara Municipal homenageia, em Sessão Especial, conselheiros tutelares de Manaus

19-11cmmA Câmara Municipal de Manaus (CMM) promoveu, nesta terça-feira (18), uma Sessão Especial em homenagem aos conselheiros tutelares, que celebram hoje a data nacional da categoria. Proposta pelo vereador Amauri Colares (Pros), a solenidade contou com a presença da primeira-dama do município e secretária municipal de Assistência Social, Goreth Garcia.

Em seu discurso, Colares destacou a importância dos trabalhos realizados pelos conselheiros que atuam em nove zonas geográficas da cidade, na defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, muitas vezes em situação de risco social. “Muitas vezes os trabalhos dessas pessoas passam despercebidos, mas não podemos esquecer que o conselho tutelar é uma mão amiga àquela família, àquela mãe que precisa de ajuda para o seu filho. Porém, temos que ressaltar que os cuidados que a família deve ter com os seus filhos, não podem ser transferidos para os conselheiros”, salientou Colares.

Ainda segundo ele, a efetivação de políticas públicas na cidade, bem como o fortalecimento da rede de atendimento, voltadas às crianças e adolescentes em situação de risco social, são essenciais para que os trabalhos desenvolvidos pelos conselhos de Manaus avancem.

Melhorias

Titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), a primeira-dama do município, Goreth Garcia, chamou a atenção para o fato de que o Conselho Tutelar tem papel fundamental, para aquelas pessoas que o procuram em busca de auxílio.

“Muitas vezes aquele pai, aquela mãe, aquela família já está com um problema profundo e não sabe o que fazer. Os conselheiros são defensores e são responsáveis por resgatar vidas, direitos, de dar dignidade, aqueles que tiveram os seus direitos violados de alguma forma”, observou.

Na ocasião, Garcia, que também representou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), comentou sobre os esforços da Prefeitura em reestruturar e fortalecer os Conselhos Tutelares, para que os mesmos tenham melhores condições de trabalho.

Representando os 45 conselheiros tutelares das nove zonas da cidade – cada conselho tutelar é formado por cinco integrantes -, o coordenador-geral dos Conselhos Tutelares, Marcos Lima Cunha, agradeceu a homenagem, e destacou os esforços diários por eles realizados, na luta pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes, em meio a falta de estrutura e de condições para exercer o trabalho para o qual foram escolhidos.

“Ser conselheiro tutelar em Manaus é um desafio, devido os contratempos e em algumas ocasiões falta de condições para desenvolver o nosso trabalho”, pontuou.

Fonte: CMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.