Câmara dos Deputados inicia a votação fatiada da reforma política

Muita polêmica no início da votação da reforma política na Câmara
Muita polêmica no início da votação da reforma política na Câmara

Brasilia – A votação da reforma política, iniciada na tarde desta terça-feira, começou pela discussão das opções de sistema eleitoral. As duas primeiras propostas foram, o sistema de lista fechada, no qual o eleitor vota em lista predeterminada pelo partido, e o sistema eleitoral distrital misto, em que o eleitor vota duas vezes — uma para candidatos no distrito e outra para a lista dos partidos —, foram rejeitadas. Em seguida, os parlamentares começaram a analisar o sistema conhecido como distritão.

Pelo acordo entre as lideranças partidárias, a discussão da reforma política será feita por tópicos. Com isso, o relatório da comissão especial criada para analisar a matéria foi derrubado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). A expectativa é de que a votação se alongue até quinta-feira.

O sistema eleitoral distrital misto é uma mistura do sistema proporcional e do majoritário. O eleitor vota duas vezes: uma para candidatos no distrito e outra para a lista dos partidos. A metade das vagas vai para os candidatos eleitos por maioria simples e a outra metade é preenchida conforme o quociente eleitoral pelos candidatos da lista.

Distritão

É diferente do chamado distritão, que foi sugerido inicialmente pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e ganhou adeptos no Parlamento. Pelo modelo, deputados e vereadores são escolhidos pelo sistema majoritário, assim como já são os prefeitos, vice-prefeitos e governadores. Ou seja, são eleitos aqueles que receberem mais votos, independente da soma do partido.

Hoje, a escolha de deputados e vereadores se dá por eleição proporcional, que considera toda a votação dada nos candidatos da sigla ou da coligação, além do voto na legenda.

Amazonianarede-Zero Hora

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.